Alunos de medicina publicam manifesto contra Faculdade São Lucas

Alunos de medicina publicam manifesto contra Faculdade São Lucas

Alunos de medicina publicam manifesto contra Faculdade São Lucas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Alunos do curso de Medicina da Faculdade São Lucas usaram a rede social Facebook para relatar o descontentamento com a instituição de ensino que, segundo os universitários, estaria fazendo pouco caso do curso e não estaria oferecendo as condições necessárias para a formação dos acadêmicos.
No texto, assinado pelo 7º período do curso, os alunos afirmam que tentaram, sem sucesso, um diálogo com a faculdade. A falta de aulas práticas e a falta de professores também são apontados pelos universitários durante o manifesto.
Leia na íntegra o texto publicado nesta segunda-feira no Facebook.
RELATO SOBRE O DESCASO QUANTO AO CURSO DE MEDICINA DA FSL - MEDICINA NÃO É BRINCADEIRA!
Somos alunos do 7º período de Medicina da São Lucas e viemos tornar público alguns fatos que tem acontecido com a nossa turma. Tomamos essa atitude por que não existe diálogo com a Faculdade que se prolongue além de: “fiquem satisfeitos com o que vocês tem”.
Não temos hospital escola, tudo bem... “aqui em Rondônia ninguém tem mesmo”! Podemos ficar mais tranquilos assim? Não é novidade que toda Faculdade de Medicina tem problemas e que a saúde pública de RO não oferece campos de estágios adequados para todas as Instituições. Tudo bem, é a nossa realidade.. mas isso justifica a falta de aulas práticas no 4º ano do curso? Chegaremos no internato sem ter feito um exame ginecológico de verdade (desculpa, mas no dia-a-dia não atenderei bonecos de plástico). Estamos cursando “Clínica Cirúrgica I”, mas não vimos sequer um paciente para entender as manifestações clínicas em um quadro com indicação cirúrgica, nem temos campo de estágio. Pra que né? Discutir casos clínicos é mais interessante. Vale a pena ressaltar que Oncologia Cirúrgica se aprende vendo lâminas de patologia. Ah sim, cursar a disciplina de obstetrícia e ver apenas uma ou duas gestantes durante todo semestre deve ser o que o MEC preconiza, mas avisem-nos pois esqueceram de mudar as diretrizes curriculares. Aliás, vamos deixar tudo para que o internato resolva (que já tem problemas demais), não é mesmo?
Não aguentamos mais perder professores a cada semana, e podemos esperar que as coisas se resolvam ou seguir a sugestão da Coordenação do Curso: mandar uma carta para o professor implorando que ele fique. Não estamos pedindo coisas absurdas, apenas que PAGUEM nossos professores nas datas corretas, que AO MENOS tenhamos professores para cada disciplina e que os nossos campos de estágios EXISTAM. Acreditamos que os 4.000 reais da mensalidade sejam para isso, será que é pedir demais? Aliás, quando estamos inadimplentes somos chamados pessoalmente para nos ‘ajustar’, então por que não pagam nossos professores? Se o FIES não repassa os valores da mensalidade para a São Lucas já que os IMPOSTOS não foram pagos a culpa não é nossa, isso nada mais é que responsabilidade básica de toda e qualquer instituição.
Agora pergunto: vocês estão formando MÉDICOS ou técnicos em Medicina?
Pois se abriram um curso de tão alto custo e complexidade ofereçam, pelo menos, condições mínimas para um aprendizado decente. Não abram suas portas a mais de 500 pessoas que buscam realizar seus sonhos, e os sonhos de muitas outras pessoas, para depois nos dizer que “vocês estão aqui por que escolheram, então aguentem as condições e não reclamem”. Isso não existe, o que existe é o nosso direito em ter um ensino de QUALIDADE, como consta no nosso direito do Consumidor e o também nosso Contrato de Prestação de Serviços.
Nós assumimos o compromisso de nos formamos MÉDICOS e batalhamos muito para chegar até aqui, ao menos cumpram a parte de vocês.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS