Trinta e quatro famílias foram remanejadas por causa da cheia do rio Madeira

Trinta e quatro famílias foram remanejadas por causa da cheia do rio Madeira

Trinta e quatro famílias foram remanejadas por causa da cheia do rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Trinta e quatro famílias que residiam em áreas de risco de alagação foram remanejadas pela Prefeitura de Porto Velho no último final de semana. O motivo foi a elevação do nível das águas do rio madeira que obrigou o prefeito Mauro Nazif decretar Situação de Emergência no município. A situação é mais crítica nas áreas baixas dos bairros São Sebastião, Baixa da União e Nacional e na margem esquerda do rio Madeira.
 Dois abrigos foram disponibilizados pelo município para alojar as famílias que tiveram que ser desalojadas, mas apenas quatro estão nos abrigos. É que a maioria preferiu ir para casa de amigos e parentes e estão usando os abrigos apenas para deixar seus pertences, enquanto elas não puderem retornar às suas residências. 
“Eles tinham receio de que alguém roubasse esse material, caso os pertences permanecessem nas casas até eles retornarem. Então, as famílias que não quiseram ficar nos abrigos pediram para deixar esses pertences lá”, explicou a secretária Josélia Ferreira da Silva, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A secretária adiantou ainda que a Semas está auxiliando a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (CMDC) fazendo o acompanhamento social das famílias.
Todas já foram cadastradas e o trabalho agora é verificar quais delas estão incluídas nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família ou de moradia (Minha Casa Minha Vida). As que estão fora, mas que atenderem aos critérios exigidos, serão inclusas nos programas.

E nesta segunda-feira, o coronel José Pimentel, coordenador municipal da Defesa Civil, afirmou que, pelo menos, por enquanto, está descartada a possibilidade de haver mais remanejamento de famílias. Ele adiantou que a Defesa Civil faz o monitoramento do nível das águas do rio Madeira todos os dias e, por enquanto, apesar de ainda existir o risco de nova alagações, a situação está sob controle.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS