O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero) realiza nesta terça-feira realiza assembleia geral da categoria nos canteiros de obras das Usinas de Santo Antônio e Jirau. A informação foi prestada à reportagem pelo sindicalista Raimundo Toco, presidente do Sticcero, que afirmou ser a primeira reunião às 7 horas, em Santo Antônio; a segunda acontece às 13 horas em Jirau e nova assembleia volta a ser realizada às 19 horas em Santo Antônio, e tem como pauta as propostas para celebração de acordo coletivo de trabalho 2013/2014 e que deve ser votada pelos trabalhadores. "Estamos realizando assembleias nos dois canteiros de obras - Santo Antônio e Jirau - e fazendo divulgação e publicação através da imprensa rondoniense e em boletim informativo do Sticcero. As assembleias são abertas aos trabalhadadores e esperamos contar com a presença de todos, pois é uma oportunidade para ouvirem as propostas e votar em conformidade com a consciência de cada trabalhador", disse Toco.
No último dia 28, o Sticcero participou - juntamente com a Comissão de Negociação do Sticcero (formada por Raimundo Toco, Ademilton Silva Borges, Raimundo Enélcio Pereira e Lirlei Coelho Pantoja - está última participando pela Comissão dos Trabalhadores) , e a Comissão de Negociação das Empresas Construtoras que teve Marcelo G.H. Reis (CNO e do CSAC - UHE Santo Antônio), Cristovão C. Fernandes (CCCC - UHE Jirau - e Roberto Trevelati (Enesa - UHE Jirau), de uma reunião e debateram a minuta das reivindicações dos trabalhadores e que estarão sendo colocados em votação nesta terça-feira.
Toco está empenhado, juntamente com os demais diretores do Sticcero, de fazer um excelente acordo coletivo de trabalho e, para tanto, entende que a participação dos trabalhadores - de forma pacífica, ordeira, democrática no processo de negociação - é de vital importância para as conquistas que estão sendo colocadas para votação, pois a classe trabalhadora participou de todo o processo reivindicatório e ninguém pode alegar de futuro que o Sticcero fez acordo escuso.
O sindicalista Cláudio Gomes, membro da Confederação dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (Conticom), vem participando de todo o processo de debates e sua experiência sindical tem sido importante para que o Sticcero possa obter melhorias para os trabalhadores e que hoje é um importante aliado da categoria, especialmente pela forma transparente, honesta e democrática como tem transcorrido toda discussão, debate e reuniões para busca de um consenso entre as classes trabalhadora e a patronal. "Em nome da Conticom, quero reconhecer - de público, o trabalho que os diretores do Sticcero tem feito em prol dos trabalhadores e sabe-se que todas as cautelas foram tomadas para que o futuro acordo coletivo de trabalho venha de encontro aos anseios dos trabalhadores", frisou Toco, convidando todos os trabalhadores das UHE de Santo Antônio e Jirau a particparem das assembleias desta terça-feira.