RONDÔNIA - De estado da ocupação a estado da produção industrial

RONDÔNIA - De estado da ocupação a estado da produção industrial

RONDÔNIA - De estado da ocupação a estado da produção industrial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia passará de estado produtor de bens primários a estado de produtos industrializados. Pelas potencialidades, a região deve alcançar os níveis dos estados de São Paulo e Paraná. Pelo menos R$ 500 milhões do BNDES já estão garantidos para fomentar a economia com a atração de indústrias. A observação foi feita pelo secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Social (Sedes), Émerson Castro, durante encontro com municípios da Zona da Mata, no último sábado (23) em Rolim de Moura.
Para acelerar o ritmo de crescimento, pelo menos cinco secretarias de estado e a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) obsorvem dos municípios as demandas e vocações econômicas. A Sedes e Arom compilaram dados sobre os setores de produção nos 52 municípios, para nortear e otimizar a aplicação de recursos do governo estadual e captação de dinheiros nos ministérios. Nas reuniões, que acontecem em seis polos do estado, o presidente da AROM, prefeito Vitorino Cherque, de Mirante da Serra, colhe questionamentos, que são respondidos pelos secretários.
Conforme explicam Vitorino e Émerson, o objetivo da secretaria e da associação é nivelar as informações sobre o desenvolvimento e potencialidades de forma particular dos municípios de Rondônia. O secretário ressalta que para aumentar o percentual de desenvolvimento, o governo está incentivando a abertura de novos mercados. Ele cita a piscicultura, turismo e produção de grãos. Segundo Castro, por falta de logística, Rondônia já perde vendas a China enquanto que dispõe de posição geográfica e condições climáticas favoráveis à produção em larga escala e comércio de exportação.
A Arom e Sedes já realizaram três reuniões nos polos de Colorado do Oeste, São Miguel e Rolim de Moura. Nas audiências, os participantes assistem a palestras de secretários, superintendentes, técnicos, biólogos e engenheiros das secretarias do estado. Os temas tratam piscicultura, regularização fundiária urbana, arrecadação, banco do povo, fomento econômico, turismo e produção de calcário, entre outros assuntos. Prefeitos, secretários municipais, representantes de associações e cooperativas e comunidade local são o alvo dos eventos.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS