18 de Março - Dia Nacional do DeMolay

A Ordem DeMolay é uma instituição de princípios filosóficos, fraternais e filantrópicos, sem fins lucrativos, patrocinados pela Maçonaria.

18 de Março - Dia Nacional do DeMolay

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No Dia 18 de Março, comemora-se no Brasil, o Dia Nacional do DeMolay, instituído através da lei federal nº 12.208, no dia 19 de Janeiro de 2010. Tal data não foi escolhida aleatoriamente e sim, com um propósito de homenagear o herói-mártir da organização DeMolay, Jacques DeMolay. Ele foi o último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, que foi morto pela inquisição na data de 18 de Março de 1314, a principal lição que deixou para os jovens que hoje se reúnem em seu nome foi, o Companheirismo e a Fidelidade.

Jacques DeMolay foi morto porque se recusou a entregar seus companheiros de ordem, sendo fiel a seu juramento e eus companheiros até a morte. As comemorações na Capital acontecerão nesta segunda-feira, às 20h na sede do GOB-RO, localizado na Rua Hebert de Azevedo, n º 2045, Bairro São Cristovão. O evento contará com Cerimônia Pública em homenagem a Ordem DeMolay.
 A Ordem DeMolay é uma instituição de princípios filosóficos, fraternais e filantrópicos, sem fins lucrativos, patrocinados pela Maçonaria. A instituição é formada por jovens do sexo masculino de idade entre 12 e 21 anos, fundada nos Estados Unidos no ano de 1919.
A Ordem DeMoley
No ano de 1980 o Maçom Brasileiro Alberto Mansur, traz a Ordem DeMolay para o Brasil, porém ainda subordinado ao Supremo Conselho Internacional, situado na cidade do Kansas nos Estados Unidos da América. No ano de 1985 o Supremo Conselho Internacional autoriza a fundação e instalação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, tornando-o Independente e Soberano, cedendo ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil exclusividade sobre a Ordem DeMolay no território do Brasileiro.
Atualmente, a Ordem DeMolay encontra-se difundida em quase todos os estados do Brasil com aproximadamente 100(cem) mil membros é hoje, a maior organização de jovens do sexo masculino. No ano de 1987, à Ordem DeMolay chega ao estado de Rondônia, através da criação do Capítulo Jorge Teixeira Nº56, na cidade de Porto Velho. Com a grande expansão da Ordem DeMolay na cidade foi necessária à criação de mais um capítulo e no ano de 1999 é fundado o Capítulo Aluízio Pinheiro Ferreira Nº405. Os dois capítulos permanecem ativos e atuantes na capital rondoniense.
O Capítulo Aluízio Pinheiro Ferreira Nº 405 escolheu a data nacional de comemoração da organização para lançar em Porto Velho a campanha filantrópica de nível nacional.

“Escolhemos essa simbólica data, para lançar a campanha Arrastão da Solidariedade, pois, essa data é um dos reconhecimentos de nossa Ordem pelas autoridades, achamos muito interessante e especial, no dia de nossa comemoração lançar mais uma campanha social na cidade de Porto Velho, e vale ressaltar que essa campanha foi idealizada pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil e será realizada por vários Capítulos distribuídos por todo o Brasil, a campanha Arrastão da Solidariedade é a principal filantropia desse primeiro semestre de 2013”, comenta Henrique Moreno Mestre-Conselheiro do Capítulo Aluízio Pinheiro Ferreira Nº405.

Arrastão da Solidariedade

A campanha Arrastão da Solidariedade consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis e a doação completa dos alimentos arrecadados, a uma instituição social, que fica a cargo do capítulo realizador escolher. Em Porto Velho serão três instituições contempladas com os alimentos arrecadados pelos jovens DeMolay’s são elas: Associação Casa Família Rosetta, a Associação de Pais e Amigos dos Toxicômanos (APATOX) e a Associação Beneficente Casa de Saúde Santa Marcelina.
O Mestre Conselheiro do capítulo realizador da campanha na Capital explica as metas da campanha. “O Arrastão da Solidariedade tem com meta nacional, a arrecadação de meia tonelada (500t) de alimentos não perecíveis, nas edições passadas da campanha já se alcançará 350 toneladas de alimentos, porém essa edição houve um crescimento maior de adesões, por partes de todos os capítulos do país, pois já é uma campanha consolidada do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil , e além de uma grande filantropia nacional, o Arrastão da Solidariedade é também uma “disputa” de fazer o bem, entre todos os capítulos do país, pois o capítulo que mais arrecadar alimentos será premiado com o valor de R$ 2000,00 (dois mil reais), porém o valor do prêmio deve ser única e exclusivamente usado em atividades filantrópicas e/ou culturais, e o mesmo terá que ser totalmente prestado contas ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. O nosso Capítulo tem como meta própria a arrecadação de 1,5 toneladas de alimentos não perecíveis, e para isso precisamos da colaboração de todos, nos somos apenas uma ligação entre que quer ajudar e quem necessita dessa ajuda. O capítulo Jorge Teixeira, nosso capítulo Irmão aqui na Capital, resolveu abrir mão de participar desta edição, para somarmos forças e tentar atingir um numero maior de arrecadações.” Comenta Henrique Moreno.
A campanha lançada nesta segunda-feira é apenas para divulgação e apresentação do Arrastão da Solidariedade, pois a arrecadação será somente no final de semana de Páscoa. Os pontos e horários de arrecadações são as duas unidades do Superatacado Centro-Norte (Av: Brasília, 2245 – S.Cristovão e Av: Jatuarana, 3006 – Conceição), no Sábado (30/03) dàs 08:00 às 20:00 e no Domingo (31/03) dàs 08:00 às 12:00.
“Aproveitamos também a oportunidade para agradecer os nossos patrocinadores, que até o momento são Rondoniaovivo e Superatacado Centro-Norte, que se prontificaram a apoiar essa campanha pelo simples motivo de ajudar que quer fazer algo pela sociedade, ainda essa semana buscaremos novos patrocinadores, a fim de custear investimento de divulgação da campanha, e que a duas próximas semanas que será somente de divulgação, atenda nossa expectativa no final de semana de arrecadação, contamos com a o apoio em massa da população, e sempre gostamos de lembrar que qualquer pessoa pode fazer muito mais, mesmo com uma pequena doação, pois para quem necessita aquela pequena doação, fará toda diferença” finaliza Henrique Moreno Mestre Conselheiro do Capítulo Aluízio Pinheiro Ferreira Nº 405, realizador do Arrastão da Solidariedade em Porto Velho.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS