OPERAÇÃO LÂMIA – Coletiva apresenta resultado e prisões realizadas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ao todo 20 meninas com idades entre 13 e 16 anos podem estar envolvidas na rede de prostituição investigada pela Operação Lâmia, deflagrada hoje pelo Ministério Público, por meiodo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) que atua com o apoio da Polícia Civil. A informação foi dada pelo procurador geral de Justiça do MP, Héverton Alves Aguiar, durante coletiva de imprensa ao lado do secretário estadual de Segurança Pública (Sesdec), Marcelo Bessa.
Segundo o procurador, algumas das vítimas aliciadas já estão sendo ouvidas no Juízado da Infância e Juventude. De acordo com os depoimentos, os encontros amorosos criminosos, em sua maioria aconteciam pela manhã. As supostas cafetinas, presas preventivamente nesta manhã e identificadas como Débora Francisco Lopes, 20, e Michele Araújo Silva, 22, marcavam os programas com antecedência e depois enviavam as menores já aliciadas. Ainda segundo os depoimentos, os valores dos programas variavam entre R$ 100 e R$ 150 reais. O quanto ficava para as aliciadoras e qual a parte das menores ainda está sendo apurada pela operação.
De acordo com Héverton Aguiar, o que mais chamou a atenção dos investigadores até o momento foi a situação econômica dos envolvidos com a rede de prostituição. “São pessoas com condições financeiras favoráveis, que deveriam ter compromisso com a proteção dessas menores que em sua maioria são meninas pobres e que moram com a família. Eles simplesmente retiram a dignidade dessas vítimas”, destacou o procurador.
Durante a coletiva, o secretário da Sesdec, Marcelo Bessa informou que as provas colhidas até o momento ainda estão sendo levantadas para a apuração de todos os fatos, alguns deles já esclarecidos. Oitivas de vítimas e testemunhas também estão sendo realizadas. “As investigações continuarão e assim que tivermos um panorama de toda a operação faremos a divulgação dos resultados. Até o momento cumprimos sete mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva”, informou Bessa.
Mais notícias sobre a Operação Lâmia AQUI e AQUI.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!