A Família Maçônica e em especial, a Maçonaria Adonhiramita está de luto. Faleceu no último sábado em São Paulo, o Mestre Maçom Valdenir Andrade Calil, membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Sabedoria do Oriente, em funcionamento na cidade de Porto Velho, adepta do Rito Adonhiramita. O Amado Irmão Calil se encontrava em tratamento médico na cidade paulistana.
Um dos pioneiros da atividade profissional de topografia, Calil atuou em diversos projetos de urbanização na iniciativa privada e nos últimos tempos deu sua contribuição profissional como técnico da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária da Prefeitura de Porto Velho.
Na Maçonaria, foi conduzido pelas “mãos” do eterno Grão Mestre Euclides Sampaio Fróes, tendo sido um dos primeiros iniciados na recém instalada Maçonaria Adonhiramita. Cumprido as fases iniciática, de elevação e exaltação é colocado no grau máximo da maçonaria simbólica, e galga por mérito o grau de Mestre Maçom, passando a fazer história como um dos primeiros do mestres adonhiramitas.
De conduta exemplar, admirado pelos irmãos, comprometido, e de uma fidelidade exemplar, Calil é convidado e em um momento histórico de extrema importância para a única loja de Rito Adonhiramita em Porto Velho (as demais se concentravam em Vilhena), aceitou é foi empossado como Primeiro Vigilante (segundo maior autoridade em loja).
Presente, sempre disposto a ouvir, solidário e fraterno, após esta fase, o Amado Irmão Calil, dar uma grande contribuição de fato a Ordem em um plano invisível, ficando na condição de maçom contemplativo, cuja importância é detectável pelos autênticos iniciados. Calil nunca esteve outrora adormecido, agora sim, para este plano material-físico a partir de sábado entra para o rol dos adormecidos, mas que ainda assim, entendemos que apenas transpôs o umbral, uma transferência para a Loja Celeste, no eterno comando do Grande Arquiteto do Universo.
Sendo a Instituição Maçônica uma Ordem Iniciática, portanto detentora de axiomas próprios recorremos ao Livro Sagrado (Job): “Nós ouvimos, sombra cara, as tuas queixas e teus suspiros, dirigimos-te estas palavras ternas e consoladoras. Está escrito que seremos revestidos de uma carne incorruptível no seio da Glória, que então veremos o Pai, o Criador de tudo que respira; nós O contemplaremos com os nossos olhos despidos de qualquer emblema.”
O corpo do Mestre Maçom Valdenir Andrade Calil chega a Porto Velho no aeroporto internacional Jorge Teixeira, na madrugada (zero hora) de segunda-feira para terça-feira, seguindo imediatamente para o Templo Maçônico da ARLS Estudo e Trabalho, na Rua José Bonifácio no bairro da Olaria, quando será montada a guarda fúnebre. O templo estará aberto para o público de imediato. Ainda neste dia acontece o cerimonial fúnebre (destinado aos maçons), a despedida de amigos e familiares na parte externa do templo, e na parte da tarde, segue o cortejo para o sepultamento.
Fica para sempre a lembrança de um Irmão determinado, comprometido, autêntico. Sabemos, entretanto, que a partir de agora, sua figura vai diluir em saudade, uma saudade tão concreta que se espalhará por todo canto, por todos os lugares, por dentro de cada um de nós, que aprendemos a conviver com você. Fica aqui através desta simples mensagem o abraço que ficou para depois, o sorriso que ficou pendurado nos lábios, o afago que o cansaço não permitiu... e mais ainda: foi um privilégio termos te conhecido e ter participado de sua iniciação. Não fica aqui um adeus. Sei que estarás na eternidade de Pé e a Ordem.