Em razão de uma forte chuva na última sexta-feira (09), alguns fios de alta tensão que abastecem o distrito de Nova Mutum Paraná, cerca de 120 Km de Porto Velho, foram danificados interrompendo assim o fornecimento de energia elétrica à localidade. Em contato com a Eletrobrás, na busca de sanar o problema, os moradores acabaram passando a noite de sexta e a manhã de sábado sem energia elétrica.
“Foram várias ligações realizadas para a central de atendimento da Eletrobrás, mas os atendentes da Eletrobrás abriam os tais protocolos, nos passavam os números e só. As equipes de plantão mesmo, não apareceu nenhuma, um completo descaso”, conta o morador, Elivaldo de Brito.
Com várias madeireiras e uma metalúrgica paradas pela falta de energia, alguns acabaram gastando até R$ 600 reais com óleo diesel para abastecer as máquinas geradoras particulares. Segundo Brito, a energia só foi restabelecida no final da tarde do sábado quando um profissional na área foi contratado por moradores e empresário para reparar os danos na rede de energia.
“Depois de muito esperar pela equipe da Eletrobrás, resolvemos tirar dinheiro do próprio bolso para pagar alguém que consertasse os fios. Graças a ineficiência da Eletrobrás, famílias, comerciantes e empresários saíram no prejuízo e ficaram cerca de 20 horas no apagão. Pra cortar a energia atrasada eles são muito rápidos, mas trabalhar que é bom, nada”, desabafa Brito.
Na Eletrobrás, por telefone, ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.