Ipem fiscaliza papelarias na Capital

Ipem fiscaliza papelarias na Capital

Ipem fiscaliza papelarias na Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) fiscalizaram,nesta quarta-feira (6), produtos pré-medidos em uma papelaria da capital. Pré-medido é todo produto embalado e/ou medido sem a presença do consumidorcomo lápis, resma de papel, cadernos, colas, canetas hidrográficas, pinceis,tintas e muitos outros estão nesta classificação.
Foram verificadas, especialmente, as embalagens de cola branca que,depois de pesadas, foram aprovados no critério individual e na média. A verificação é detalhada e vai desde a colagem da etiqueta de preço sobre a as especificações do produto até checagem de vazamento.
O Ipem conta com dois fiscais e dois auxiliares para executar a fiscalização em todo o Estado. Eles são responsáveis pela visitação in loco e pelo levantamento e análise em laboratório, o que proporciona uma fiscalização mais intensa. Os fiscais Maria Eulália e Agenor Noé participaram da operação,segundo eles, além de fiscalizar, há também a preocupação de orientar o comerciante a adquirir produtos certificados pelo Inmetro e com nota fiscal.
A comerciante Ivana Capra, disse que a fiscalização é muito importante. “O objetivo aqui não é punir, mas verificar os produtos que apresentam alterações,problemas que já vem de fábrica, como a diferença na pesagem, quantidade de produtos ou data de validade. Isso é uma forma de contribuir conosco, para vendermos um produto correto e com nossos consumidores”.
“O trabalho do Ipem tem um caráter social para proteger o consumidor em todos os aspectos. Assim, ele tem certeza que está levando para casa um produto de qualidade e que está pagando o preço condizente com o descrito na embalagem”, diz Noé.
O presidente do Ipem, Osni Ortiz, ressalta que todo produto envazado precisa ser aferido. “Esse ano, vamos reforçar nossa equipe através da contratação e efetivação de 66 novos servidores aprovados no concurso público realizado mês passado. Destes, 20 são especialistas em metrologia para atuarem nos laboratórios de fiscalização”. A expectativa é de que a partir da segunda quinzena de abril os servidores sejam empossados e de imediato iniciem um curso de capacitação para que possam ser envolvidos nas muitas atividades do Instituto.
Ainda segundo Ortiz, o governador Confúcio Moura desde 2011 se empenhou na realização do certame, cujas provas aconteceram no último dia 27.“Tínhamos um Termo de Ação e Conduta (TAC) do Ministério Público desde 2004, que determinava o concurso. No ano passado, foi editado um novo TAC que está sendo devidamente cumprido com o concurso”.
O levantamento que determinou o número de 66 servidores já estava defasado,uma vez que era de 2010, mas que não pôde ser alterado. A previsão é que em pelo menos cinco anos haja um novo concurso, desta vez com a contratação de físicos, químicos, engenheiros e outros técnicos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS