A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apresentou à imprensa na sexta-feira (1) a campanha de prevenção à DST’s e a estratégia de saúde adotada durante o período de carnaval. Durante os dias de folia, a Semusa tem como meta distribuir panfletos explicativos e mais de 150 mil preservativos femininos e masculinos nas unidades de saúde e em locais escolhidos de forma adequada. O secretário municipal de saúde, Macário Barros, explica que não haverá a entrega aleatória nas ruas. “Não concordamos com a distribuição em locais indiscriminados, desta forma evitamos que os preservativos sejam entregues a crianças e adolescentes ou que sejam utilizados como balão, e a finalidade não é esta” explicou Macário.
O secretário e médico Dr. Macário faz ainda um alerta a população: “Orientamos que sejam evitadas as brincadeiras de beijo, não é saudável, pois estamos sujeitos a contrair hepatites, herpes, aids, tuberculose, não através do ato, mas sim dos cortes ocasionados durante o momento”, orientou.
Entre os dias 4 e 7 de fevereiro a secretaria vai ampliar também o projeto “DST's e medidas preventivas”, que visa levar as empresas orientações de prevenção e saúde. Serão atendidas oito empresas, com possibilidade de expansão. Aos estabelecimentos interessados basta ligar no telefone 3904-2930.
Já falando em atendimentos, para o período de festas, o número de ambulâncias foi reforçado. Estão disponíveis mais duas unidades de UTI móvel e uma unidade básica, além das equipes profissionais reservas. “Esta foi uma das determinações do prefeito quanto ao trabalho das unidades de saúde e do Samu, o reforço de ambos para atender a possível demanda extra ocasionada pelo carnaval”, frisou o secretário.