Com R$ 28 milhões da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) o Governo do Estado de Rondônia anunciou a construção de um novo aeroporto para a cidade de Ariquemes. O anúncio foi realizado em reunião do governador Confúcio Moura com representantes da sociedade civil organizada, na manhã de segunda-feira (28).
O novo aeroporto terá uma pista de 1,8 mil metros por 30 metros de largura, o que possibilitará o pouso e a decolagem de aeronaves de grande porte, com até 250 passageiros. “A pista desse novo aeroporto será maior do que a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro”, explicou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem e de Transportes (DER) Lúcio Mosquini, que também participou da reunião.
Na reunião foi estabelecido um cronograma de trabalho que contempla a licitação e a elaboração do projeto, a aprovação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e uma nova licitação para a execução das obras. Todas essas etapas devem ser realizadas no período de um ano, sendo que o tempo de execução das obras terá duração de mais um ano. “Nós precisamos ser rápidos, pois corremos o risco de perder esse recurso que já está destinado para o aeroporto de Ariquemes”, comentou o governador Confúcio Moura.
O ex-prefeito e diretor da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Márcio Raposo, ressaltou que a construção de um aeroporto com capacidade para receber voos comerciais colocará Ariquemes numa posição privilegiada para receber investimentos. “Já perdemos muitos investidores pela falta de voos comerciais. Vamos mobilizar toda a sociedade, pois sabemos a importância de um aeroporto para o desenvolvimento não só de Ariquemes, mas de toda a região”, afirmou o empresário.
Para o vice-presidente da ACIA, José Carlos, o resultado da reunião foi positivo. “Conseguimos o comprometimento do Governo do Estado para a realização de um grande investimento em Ariquemes, que será um legado para as futuras gerações”, ressaltou o representante da ACIA.
O deputado estadual Saulo Moreira se comprometeu em buscar recursos de emendas parlamentares para a aquisição da área onde será construído o novo aeroporto.
Aeroporto atual
Com o anúncio da construção de um novo aeroporto, o aeródromo já existente receberá o balizamento e a instalação de iluminação para que aeronaves de pequeno porte possam operar regularmente até durante a noite – o aeroporto atual tem pista homologada pela Anac, contudo seriam necessárias várias adaptações para a operação de voos regulares de grandes aeronaves e precisaria ficar fechado por pelo menos um ano, durante o período de obras.
Os representantes da sociedade civil ariquemense preferiram buscar uma área um pouco mais afastada da cidade para a construção do novo aeroporto.