Usina Hidrelétrica Santo Antônio recebeu quase dois mil visitantes em 2012
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Empresa recebe representantes de diversos grupos da sociedade para mostrar como é a implantação sustentável de um empreendimento deste porte. O Programa de Visitas à Usina Hidrelétrica Santo Antônio, da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela construção e operação do empreendimento, recebeu 1.927 pessoas ao longo de todo o ano de 2012. O propósito dessas visitas, coordenadas pela equipe de Relações Institucionais da concessionária é mostrar a dimensão da obra, a sua importância e explicar como ocorre a instalação de uma usina deste porte em plena região amazônica e todos os cuidados envolvidos no processo.
Em 2012 foram recebidos moradores de reassentamentos, jornalistas, acadêmicos, pescadores, indígenas, militares, autoridades locais, lideranças religiosas, além de representantes de órgãos reguladores e fiscalizadores da implantação da usina, como Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANA (agência Nacional de Águas), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e dos ministérios de Minas e Energia, Desenvolvimento, Planejamento e Integração Nacional, também embaixadores do Peru e Hungria. “A usina, que está em operação desde março de 2012, sempre atraiu o interesse dos mais diversos públicos por ser uma referência em construção sustentável na Amazônia”, destaca Paulo Damião, diretor de Relações Institucionais da Santo Antônio Energia.
“A disposição da empresa em receber todas estas pessoas demonstra o compromisso com a transparência, dando a oportunidade para que as instituições conheçam o empreendimento e o que acontece dentro dele”, finaliza. As visitas costumam acontecer em grupos, com roteiros pré-estabelecidos. Paralelamente ao programa de visitas ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, a concessionária promoveu visitas guiadas para formadores de opinião de Porto Velho às obras de restauro do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir do fim de 2015, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A UHE Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!