O governo de Rondônia e o Sebrae discutiram na manhã desta quarta-feira [19], em Porto Velho, a implantação de um projeto piloto de estímulo a empreendimentos de empreendedores individuais e micro empresas nas áreas de gestão e inovação. O assunto foi tema da pauta do encontro entre o secretário de Planejamento George Braga com o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves.
A ação de abrangência compreenderia dois a três bairros de Porto Velho onde há grande potencial empreendedor e fora do grande centro urbanizado da cidade.
De acordo com a ideia, as ações seriam, em proporções menores, a exemplo do que é feito através do Edital Inovação Rondônia, que o governo realiza em parceria com o Sebrae, liberando créditos no valor de até R$ 300 mil, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A proposta do projeto piloto é beneficiar os empreendedores individuais e microempresa, selecionados através de diagnósticos e capacitações. Eles receberiam valores de até R$ 20 mil, através de microcrédito, para implantar melhorias em seus processos e em sua gestão.
A garantia desses recursos será dada através da participação, no projeto piloto, Acrecid - Banco do Povo. “É difícil de se calcular a importância de uma cifra menor que seja para um microempreendimento. Ainda mais para melhorar o desempenho de um pequeno negócio”, avalia George Braga.
No entendimento de Teixeira Chaves, “a parceria público-privada poderá, pelos valores de microcrédito, beneficiar um universo muito maior de pequenos negócios. Ainda mais se falando em gestão e inovação em produtos, processos, marketing e organizacional”.