Será no período de 15 a 18 de janeiro o período da Chamada Escolar na rede municipal de ensino. No dia 15 o atendimento ao público será das 8h às 18h e nos dias 16,17 e 18, das 8h às 17h. A confirmação da data foi feita esta semana pelo chefe de apoio da Divisão de Inspeção Escolar, da secretaria municipal de Educação (Dien/Semed), Ronald Brandão.
A expectativa da Semed é que em 2013 sejam criadas 2.232 novas vagas, projeção feita em cima das ampliações e inaugurações de escolas que aumentaram o número de salas de aulas na rede municipal de ensino. Já as rematrículas devem ser confirmadas até o final de dezembro, na própria escola que tem autonomia para realizar o processo.
“Esse é o número que estamos trabalhando, mas só podemos ter certeza da quantidade de vagas a serem ofertadas em 2013, quando as escolas nos encaminharem a relação de vagas. Ainda não recebemos essa informação porque há escolas onde o ano letivo não encerrou. Mas a direção dos estabelecimentos de ensino do município têm até o final deste mês para nos enviar essa relação”, explicou Ronald Brandão.
Ele adiantou ainda que os pais interessados em matricular seus filhos nas escolas da prefeitura devem ficar atentos ao período de solicitação de vaga que será aberto com a Chamada Escolar. Podem solicitar as vagas os pais ou responsáveis dos alunos novos, transferidos de escolas estaduais ou de outras localidades.
A prioridade é para matrícula de irmãos na mesma escola, assim, facilitando os pais na hora que deixarem os filhos para estudar. No próximo ano, a rede municipal de ensino também disponibilizará vagas para as novas creches e escolas. A documentação necessária para realizar o procedimento é: certidão de nascimento ou outro documento que comprove identidade; comprovante de escolaridade (se já tiver frequentado escola anteriormente) e comprovante de residência original, preferencialmente a conta de energia elétrica.