Reunião para implantação do Terceiro Setor é realizada na ALE

Reunião para implantação do Terceiro Setor é realizada na ALE

Reunião para implantação do Terceiro Setor é realizada na ALE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (17), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, uma reunião com o deputado Eurípedes Lebrão (PTN), o controlador geral do Estado, Leonor Schrammel, o conselheiro federal da OAB, André Carvalho, o economista Simeão Brasil (colaborador na área de projetos) e o médico anestesista de Extrema, Cristian Durço Paço para iniciar discussão sobre a definição do marco regulatório na legislação do Terceiro Setor em Rondônia.
O Terceiro Setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro Setor (Público, o Estado) e o Segundo Setor (Privado, o Mercado).
Segundo o deputado Lebrão, a implantação do Terceiro Setor é realizada em parceria com o Governo do Estado e visa através do Banco Mundial, alocar recursos de fundos perdidos para associações, prefeituras municipais, dentre outros. De acordo com o controlador geral do Estado, Leonor Schrammel esta foi uma discussão preliminar do que será debatido em audiência pública na Emater/RO. “As capacitações são importantes para dar mais poder à sociedade civil e complementar as ações do planejamento sustentável do Estado. Todos os Poderes constituídos participam desta discussão”, afirmou.
Para o controlador geral do Estado, o valor que será captado pelas entidades ainda não está definido, mas já se sabe que os recursos serão destinados a elas através de convênios. “O governo dará suporte para que essas entidades tenham condições de captar estes recursos. Já temos parcerias firmadas para este fim. Um dos pontos fortes é a identificação de competentes técnicos para auxiliar as entidades, como exemplo, a enfermeira Leila Boff de Ariquemes que coordenou e ordenou os projetos das organizações sociais”, informou.
Cristian Paço falou sobre a dinâmica do funcionamento do Terceiro Setor e explicou que a capacitação das entidades é uma ferramenta importante para o empoderamento da sociedade civil e para o Estado, porque as organizações civis complementam as atividades nas quais o poder público encontra mais dificuldades para desenvolver.
O médico salientou que as entidades, além da captação de recursos financeiros, podem ainda, prestar relevantes serviços às organizações públicas e privadas, gerando tecnologia, emprego e renda para as comunidades locais. “Muitas vezes contratamos entidades de outros lugares e isto faz o dinheiro ir embora do Estado. Contratando organizações estaduais contribuímos para a economia local”, salientou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS