Projeto UCA é avaliado em seminário

Projeto UCA é avaliado em seminário

Projeto UCA é avaliado em seminário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu na manhã de quarta-feira (12), no auditório do Rondon Palace, em Porto Velho, o seminário “UCA - Avaliação e Sustentabilidade”. Coordenado pela Gerência de Educação, através da coordenação de Tecnologia Educacional da subgerência de Formação e Tecnologia, o evento visa a promover a integração e socialização de experiências entre as escolas contempladas com o projeto “Um Computador por Pluno (UCA)”.
Na cerimônia de abertura, secretário adjunto da Seduc, Daniel Gláucio Gomes de Oliveira, destacou que para o ano de 2013 a Secretaria terá muitas inovações, especialmente no que se refere ao uso da tecnologia. “Vamos trabalhar mais, juntos, e promovendo o protagonismo dos alunos”, disse o secretário. Ele ressaltou, ainda, a importância, para o aprendizado, de que os educadores desenvolvam cada vez mais as inovações tecnológicas.
O seminário “UCA – Avaliação e Sustentabilidade” tem como objetivo avaliar as atividades de formação continuada desenvolvidas no período de 2010 a 2012 e os resultados dos projetos de aprendizagem; bem como promover a integração e socialização de experiências entre as escolas que foram contempladas com o projeto UCA. A conferência de abertura, proferida pelo professor Rafael Pitwak Machado Silva, do Instituto Federal de Rondônia, tratou do tema “Robótica Educacional”.
A segunda palestra da manhã foi sobre “O uso pedagógico da robótica educacional (relato de experiência)”, proferida pela professora Cristina Moreira Portela, do Núcleo de Altas Habilidades da Seduc. E Elisabeth Martines, coordenadora estadual do projeto de pesquisa UCA/RO/UNIR, conduziu os trabalhos sobre “Gestão participativa do projeto UCA em Rondônia”.
O período da tarde foi reservado para os relatos de experiências. A mostra abrangeu os projetos “UCA Vida e arte com resíduos recicláveis”, desenvolvidos na escola Paulo Freire, em Vilhena; “Formando cidadãos conscientes” e “Tecnologias em prol da leitura”, ambos da escola Nelso Aquieri, Cacaulândia; “Músicas da terra: encantos de Porto Velho”, da escola João Ribeiro, na capital; “Literatura de cordel: cultura popular brasileira”, da escola Jardim das Pedras, de Ariquemes.
Também integraram a mostra os projetos “Inclusão digital dos alunos com promoção da auto-estima”, Escola Maria Lira, Rolim de Moura; “Pessoas com necessidades especiais” e “Vai e vem: trânsito”, ambos da escola Joaquim Nabuco, Ouro Preto do Oeste; “I Music English Inside School”, escola Paulo Leal, e “Gêneros textuais”, escola João Ribeiro, ambas em Porto Velho.
Completando a programação da mostra, foram expostos os projetos “Desenvolvendo a leitura e a escrita com a integração das TIC”, da escola Maria Lira, de Rolim de Moura; e “Mudanças nas práticas de ensino”, da escola Irineu Dresch, em Ji-Paraná.
Para esta quinta-feira (13), está prevista a continuação dos relatos de experiências, com os projetos “Coleta seletiva do lixo em Vilhena”, escola Paulo Freire; “Reflorestamento de matas ciliares”, escola Irineu Dresch; “A utilização da criptografia e imagens como recursos no ensino e aprendizagem, da escola Jardim das Pedras; e “Alimentação: construindo hábitos saudáveis”.
No período da tarde, a programação se encerra com a palestra “Desafios e sustentabilidade do projeto UCA em Rondônia”, proferida pelo professor doutor José Armando Valente, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e exposição de projetos no hall do hotel.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS