A Ação Cívico-Social (Aciso), coordenada pela Casa Militar desde abril de 2010, já levou atendimento a mais de 107 mil pessoas, nas quatorze edições realizadas, nas localidades mais longínquas do Estado de Rondônia.
Com objetivo de fazer com que o poder público esteja presente em todo o Estado, beneficiando principalmente as pessoas mais humildes, o governador Confúcio Moura implantou, em fevereiro de 2011, a Operação Aciso, uma forma das políticas de governo chegar para todas as localidades, beneficiando a população mais carente através de atendimento médico, odontológico, laboratorial, distribuição de medicamentos, assistência social, emissão de documentos, além de atendimento jurídico, palestras educativas entre outros.
Para coordenar a operação, o governador colocou a frente da missão a Casa Militar, através do secretário-chefe major PM Maurício Marcondes Gualberto. Segundo o major, além de cuidar das funções de praxe, na atual administração, a Casa Militar desenvolve um trabalho social importante em parceria com outros órgãos das esferas municipal, estadual, federal e da iniciativa privada. Levando até a população rondoniense que mais necessita atendimento
O coordenador da Operação Aciso, Major PM Paulo Nery, disse que inúmeras localidades de difícil acesso já foram atendidas. Exemplo disso, são as comunidades ribeirinhas do baixo madeira, Calama, Papagaios, Nazaré, São Carlos, São Miguel, distrito de Jacy-Paraná, assentamento Joana D´Arc, entre tantas outras localidades espalhadas pelo Estado.
Os profissionais que compõem a equipe da Aciso chegam a ficar de 15 a 20 dias nesta missão para levar atendimento para essas localidades, “mas todo o sacrifício vale a pena quando vemos a satisfação e a alegria das pessoas atendidas pela Operação”, afirmou.
Tecnologias no meio da selva Amazônica
Graças às tecnologias adotadas pela operação Aciso é possível conseguir emitir documentos pessoais em qualquer localidade no meio da selva Amazônica.
Com uma rede de banda larga via satélite, montada por técnicos para atender a Operação, os profissionais tem acesso a rede mundial de computadores. E pessoas que moram na zona Rural, distante centenas de quilômetros da cidade, podem fazer os documentos pessoais, como RG, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho, passe livre para idosos, fotos 3x4 e segunda via de certidão de nascimento e casamento.
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é parceiro neste trabalho, fornece o equipamento que é montado em meio a selva e, através de um GPS, localiza o satélite e passa a capturar o sinal de telecomunicações dando acesso à internet.
A Operação Aciso chega até as localidades mais distantes via terrestre, fluvial e aérea. Este trabalho terá continuidade em 2013 e a próxima operação deve atender na cidade de Guajará Mirim e região.