Profissionais da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré e funcionários da administração pública de Nova Mutum Paraná, uniram forças em novembro (dia 30), para arborizar o canteiro central da via que fica ao lado da escola. Eles participaram do ‘Mega Plantio’ de árvores, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Porto Velho (Sema), que teve como meta o plantio de 13 mil mudas na Capital e nos distritos, em um só dia.
Para Nova Mutum Paraná, a Prefeitura Municipal disponibilizou 1.600 mudas. “Assim como em Porto Velho eles estão chamando essa ação de ‘Porto Velho Mais Verde’, aqui nós batizamos de ‘Mutum Mais Verde’. O objetivo é melhorar a oxigenação, amenizar o calor e deixar as ruas mais bonitas. Como aqui era uma fazenda, quase não havia árvores. Então, agora precisamos plantar e cuidar para que elas cresçam e se desenvolvam”, relata a administradora distrital de Nova Mutum Paraná, Rosilene Prestes.
O coordenador de Remanejamento da ESBR Anderson Imolesi, que comandou a ação pela empresa, esclarece que o plantio não será efetuado apenas próximo às escolas. Também foram destinadas mudas para áreas próximas ao Centro Administrativo, Posto de Saúde, Centro Cultural, praças, Observatório Ambiental Jirau e Creche. Também foram disponibilizadas mais mil mudas para plantar nas propriedades e áreas degradadas no Reassentamento Rural Coletivo.
Anderson lembra que esse não é o primeiro plantio realizado em parceria com a Sema. “Em junho nós participamos da Semana do Meio Ambiente, quando plantamos em torno de 600 mudas. Sem contar estas, temos outras campanhas que já realizamos. Estamos constantemente plantando, cuidando e repondo as mudas que não se desenvolvem”, informa.
Segundo o coordenador da ESBR, a manutenção é constante para garantir o desenvolvimento das plantas. Os técnicos contratados da empresa monitoram os jardins e praças, realizando podas, adubação, irrigação; além de evitar incidência de pragas e a própria depredação. “Precisamos que a população nos ajude a manter, regando as mudas com água no verão e não deixando que quebrem os galhos”, enfatiza a administradora distrital da localidade.
O estudante Kewerthon Nazareno, 11 anos, ajudou no plantio e promete contribuir com a manutenção. “Eu já tinha plantado uma árvore outra vez, lá perto da creche. Eu passava lá pra ver toda semana, mas quebraram. Agora estou plantando outra aqui, bem pertinho da minha escola, e vou cuidar dela todos os dias, até que fique uma árvore bem grande”, garantiu Kewerthon, que cursa o 6º ano na escola Nossa Senhora de Nazaré.