Sebrae fomenta estética e beleza para promover a competitividade empresarial

Sebrae fomenta estética e beleza para promover a competitividade empresarial

Sebrae fomenta estética e beleza para promover a competitividade empresarial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ji-Paraná possui mais de 260 empreendimentos no setor, mas grande parte dos profissionais tem seu foco apenas no conhecimento técnico. Há pouca profissionalização na área de gestão e de inovação. Esse direcionamento limita o crescimento e o sucesso de muitas empresas. Com o intuito de promover o aumento da competitividade e da renda, através da aplicabilidade de gestão e de novas tecnologias no negócio, o Sebrae criou o projeto Beleza da Região de Ji-Paraná, que atende a 30 empresas do setor no município e tem profissionalizado diversos empreendedores.
 Escova progressiva, gradativa e inteligente. Mechas de tricotagem e transparência. Unhas decoradas com efeitos 3D, flocado, holográfico, glitter ou espelhado. Depilação com cera espanhola, depilação artística. Fonocosmética em tratamentos de manchas. Protocolo corporal para banho de lua e bronzeamento a jato. Há duas décadas muitos desses termos ainda não eram empregados no setor da estética e da beleza que, nos últimos 16 anos, teve um crescimento médio anual de 10%, quer dizer, bem acima dos demais setores da economia. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) em 2011 as indústrias de cosméticos do Brasil faturaram R$ 29,4 bilhões.
 Crescimento econômico no setor - O Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. É o primeiro mercado em consumo de perfumaria e desodorantes e o segundo mercado em produtos para cabelos. A crescente participação da mulher no mercado de trabalho é um dos fatores responsáveis por esse crescimento, pois com mais dinheiro no bolso, elas têm demandado mais serviços dos profissionais da beleza e também passaram a ser empreendedoras do setor. Em 2012 foram formalizados no Brasil mais de um milhão de Micro Empreendedores Individuais (MEI) e as brasileiras são fundamentais nesse crescimento, pois representam 46% dos MEI e dominam algumas das atividades mais escolhidas. De acordo com o estudo “Perfil do Microempreendedor Individual 2012”, publicado pelo Sebrae, a área de serviços de estética e da beleza é a que mais cresceu entre 2011 e 2012. Os cabeleireiros são a segunda atividade mais frequente entre os MEI e as atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza ocupam a sétima posição nesse tipo de empreendimento em todo o país.
Formalização - Em Ji-Paraná as MEIs Zilanda Silva Rodrigues, 25, e Daiana do Prado, 30, formalizaram o seu negócio no setor da beleza para participarem do projeto do Sebrae. “Eu tinha medo da tributação e das responsabilidades da gestão de uma empresa, por isso ainda não havia me formalizado.”, explicou Zilanda. Daiana, que já trabalhava no setor também confirmou a impressão e disse que só se formalizou após a gestora do projeto de Beleza haver lhe esclarecido como funciona uma empresa MEI. “Grande parte da população, como nós, não sabe como funciona a formalização de um negócio. A participação no projeto tem sido fundamental para o meu crescimento profissional. Este ano tive a oportunidade de visitar com o grupo a Beauty Fair, Feira Internacional de Beleza Profissional em São Paulo. Uma oportunidade única na minha vida.”, declarou Daiana.
Segundo Marcileide Zirondi, gestora do projeto no Sebrae Ji-Paraná, 2012 foi o ano de implantação do projeto, que terá a duração de quatro anos. Neste primeiro ano foram realizadas ações de informação sobre linhas de crédito junto ao Banco da Amazônia, consultorias e oficinas em gestão, além de cursos e workshops em boas práticas, estética, cabelo, maquiagem, entre outros.
 Beleza em Foco - No final de novembro foi realizado o evento Beleza em Foco onde participaram mais de 400 profissionais da beleza dos municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Foram ministrados treinamentos sobre as últimas tendências do setor e uma palestra a respeito de sustentabilidade para salões de beleza e clínicas de estética com conhecimentos que ajudam a proteger o meio ambiente e trazem economia para as empresas. Na ocasião o Sebrae realizou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) que desenvolve o programa Mulheres Mil, uma parceria com o governo federal na execução de ações em prol de mulheres em vulnerabilidade social. O programa visa à erradicação da extrema pobreza e da fome, autonomia das mulheres, garantia da sustentabilidade ambiental, combate à violência contra mulher e acesso à educação.
 Aparecida Francisca dos Anjos Silva, 38, participante do projeto Mulheres Mil, mãe de três filhos, participou do evento Beleza em Foco e disse “Gostei muito do workshop tendências de penteados, pois os serviços de cabelo são os mais demandados, apesar de eu também oferecer serviços de manicure e depilação. No momento estou trabalhando para ampliar o meu negócio que, no momento, funciona na minha casa. Em 2013 pretendo me formalizar como MEI.”
O artista em cabelos para corte, cor e penteados, Ricardo Chamorr, ministrou um workshop sobre mechas no evento Beleza em Foco e disse que adorou a oportunidade de participar do evento “A receptividade dos profissionais de Rondônia foi muito grande. Vi nos olhos dos participantes que eles têm sede de conhecimento e ficaram muito à vontade para aprender. Iniciativas como essa do Sebrae são muito importantes, pois nem todos os profissionais têm condições de pagar por capacitações. Além disso, a formalização dos empreendedores tem significado a entrada do mundo da beleza no mercado de trabalho.”, declarou. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS