Como o prefeito sofre de depressão, amigos e parentes temem que ele fique doente e tenha uma recaída
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Deprê
Pessoas próximas a Roberto Sobrinho garantem que ele está deprimido, sendo medicado e anda extremamente tenso. O prefeito afastado está com medo (e com toda a razão) de ser preso nas próximas horas e ter que passar natal e ano novo atrás das grades. E falta bem pouco para isso acontecer. Trabalhando incansavelmente para pôr um fim na impunidade, o Ministério Público do Estado conseguiu neste domingo prorrogar todas as prisões e transformar a temporária de Miriam Saldaña em preventiva, ou seja, ela fica vendo o sol nascer quadrado até o fim das investigações.
Recaída
Como Sobrinho já apresentou quadro de depresssão profunda no passado, amigos e pessoas próximas temem que ele possa ter uma recaída e adoecer seriamente, caso venha a ser preso.
Tombo
E o marqueteiro Antônio Augusto, responsável pelo complicado contrato de publicidade da prefeitura deu o pinote. Foi embora para o Paraná, onde reside e dificilmente deverá retornar por aqui antes do ano novo. Pior é que alguns prestadores de serviço ainda não receberam (e nem devem receber). Não que a prefeitura não vá pagar, não é isso. Emerson Castro já disse que o que estiver empenhado vai ser quitado. É que o dinheiro vai cair na conta da empresa de Antônio Augusto e ele paga se quiser. Quem conhece o cara de perto diz que é tombo na certa.
Relembrando
Vendo toda essa bandalheira cometida por Roberto Sobrinho e, segundo o Ministério Público, sua quadrilha, me entristeço pois acompanhei, quando criança, a fundação do Partido dos Trabalhadores aqui em Porto Velho. Lembro da época em que a legenda era tão idealista que todos colaboravam com o partido de alguma forma. Aos sábados acontecia na antiga sede, na Duque de Caxias, uma feijoada e funcionava ainda um bar improvisado, tudo para angariar recursos. Dos mais antigos petistas da capital, como Odair Cordeiro e Eduardo Valverde (in memoriam), de Bernardo Ciro Lopes e José Neumar. Todos pessoas respeitadas, eram símbolos de uma luta contra a direita e ajudaram a fazer a história de Rondônia.
Ai aparece
Um sujeito como Roberto Sobrinho, deslumbrado, autoritário e egocentrico que consegue destruir completamente um legado histórico. Tudo isso acompanhado de pessoas sem escrúpulos, que outrora jamais passariam no crivo do partido (sim, o PT antigamente fazia uma espécie de investigação social). O que se vê atualmente é uma legenda em frangalhos, acusada de práticas iguais ou piores que a “direita”, que também teve mensalão, anões do orçamento, compra de votos para reeleição e desvio de dinheiro de viadutos. A diferença é que o PT apontava o dedo e cobrava moralidade, mas quando chegou ao poder fez exatamente a mesma coisa.
Mudando de assunto
No último sábado foi eleito presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia o juiz Francisco Borges Ferreira Neto. Ele obteve 95 votos, contra 64, da chapa adversária e será responsável pela instituição no biênio 2013/2014. Ainda esta semana ele deve reunir a imprensa para falar sobre seus projetos para a entidade. Para Borges, motivar os Magistrados para a vida associativa é o principal desafio. “Quero que os associados participem ativamente da instituição, que se sintam motivados a lutar pelos interesses da categoria”, afirmou.
Confere
Antes de você tomar qualquer atitude, CLIQUE AQUI!
De novo?
O Governador Confúcio Moura – mais uma vez - contratou um escritório de advocacia de Brasília para prestação de serviços jurídicos especializados, para consultoria nos procedimentos de elaboração e implantação de um código de licitações e contratos do estado de Rondônia. O contrato é no valor de R$ 320 mil e é válido por 12 meses. Fpi publicado no Diário Oficial do dia 21 de novembro (n. 2.102). Vale lembrar que os Procuradores de Estado, a despeito de ganharem muitíssimo bem, não têm competência (técnica) para elaborarem um projeto do código de licitações? Foi feita licitação ou declarada inexigível? Quais critérios adotados para a escolha da empresa? Não houve parecer da PGE? Essa foi a segunda vez que o governo fez isso. A primeira tentativa foi anulada.
Outra
Servidores do Estado estão reclamando do Banco do Brasil, que vem reiteradamente recusando-se a abrir contas para quem está negativado, o que é ilegal, já que a conta é apenas para recebimento de vencimentos. Pior é que quem estava recebendo pelo CPF teve a infeliz surpresa de ser informado, apenas nas agências, que essa modalidade havia sido extinta. Vai entender.
Espaço
E já que falamos em PT e governo, ainda esta semana a turma da estrelinha deve ficar desempregada. O governador pretende fazer algumas mudanças na SEAGRI (o PT não vai mais indicar o sucessor de Anselmo), na SEDES, SECEL (cujo ex-secretário Emmanuel Neri está preso por rolos na administração municipal de Porto Velho) e na EMATER.
Essas mudanças
Vinham sendo ensaiadas há tempos, mas como no governo Confúcio as coisas são meio lentas, ao que tudo indica acontecerão neste fim de ano. A intenção fo governador é entrar 2013 em novo ritmo. Como rondoniense, torço para que dê certo, como jornalista que acompanha o dia a dia, acho pouco provável alguma mudança substâncial. Vamos aguardar.
Cassado
O juiz da 2ª Zona Eleitoral de Porto Velho julgou procedente a representação eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral e condenou Francisco Edwilson Bessa Holanda de Negreiros (Edwilson Negreiros) a multa de trinta e cinco mil UFIR, além da cassação do registro de candidatura para o cargo ao qual concorreu e foi eleito, impedindo de imediato eventual diplomação, e declarou a inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos próximos oito anos. Ele foi preso durante a Operação Vórtice, mas essa condenação diz respeito a uma suposta compra de votos, ocorrida durante as eleições. Caso seja mantida a decisão (que é de primeira instância), assume Everaldo Fogaça (site Oobservador). Clique para ver a íntegra da decisão.
Aluguéis
A prefeitura de Porto Velho, sem qualquer justificativa, mantém alugado em nome da Secretaria de Fazenda na rua Duque de Caxias. O prédio está em péssimas condições. Outro fica localizado na Pinheiro Machado com Guanabara e mesmo fechado a prefeitura continua pagando aluguel.
Ganhando tempo
A defesa de Alexsandro Mendes Castelo Branco, assassino confesso de Raíssa Lopes (sua ex-namorada de 16 anos, morta no meio da rua com um tiro no pescoço) apresentou uma petição intermediária insistindo para que seja feita uma reconstituição do crime e quer ainda que a justiça intime uma testemunha identificada como Silvinha. O juiz Enio Salvador Vaz, da 1ª Vara do Tribunal do Júri manteve o indeferimento da reconstituição e determinou a intimação da tal “Silvinha”.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Médicos indianos usam vinagre para detectar câncer
Médicos indianos têm usado um método alternativo que tem como base o ácido acético, ou vinagre comum. O método, desenvolvido por cientistas da Universidade Johns Hopkins e de outras instituições, vem sendo utilizado em lugares como a aldeia de Dervan, no estado de Maharashtra, onde os médicos improvisaram uma clínica temporária em uma loja vazia. Consiste em recolher, com a ajuda de uma espécie de cotonete com vinagre, material do colo do útero das pacientes. Se o o material recolhido ficar branco ou amarelado, há indícios da presença de células pré-cancerígenas. Os exames tradicionalmente usados para detectar a presença de células causadoras de câncer de colo de útero são caros e requerem equipamentos especializados. Na Índia, dezenas de milhares de mulheres ainda morrem todos os anos de câncer de colo de útero, apesar de ser um mal facilmente tratável. "Não é possível para nós oferecer o exame Papanicolau de forma tão frequente como no Ocidente", diz Surendra Shastri, do Tata Memorial Hospital, em Mumbai. Os exames com vinagre são uma resposta ao dilema. São feitos como parte de um projeto do Tata Memorial Hospital, de Mumbai, e do Hospital Walawalkar, de Dervan. Quando o teste alternativo foi levado para as aldeias, onde passou a ser oferecido gratuitamente, porém, as mulheres indianas não pareciam estar interessadas. Muitas achavam o exame incômodo e um amplo trabalho de conscientização teve de ser implementado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!