Governador reivindica ao Planalto funcionamento de Usina em Porto Velho

Governador reivindica ao Planalto funcionamento de Usina em Porto Velho

Governador reivindica ao Planalto funcionamento de Usina em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em audiência na quarta-feira (21), com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o governador Confúcio Moura reivindicou a manutenção (funcionamento) da Termonorte II no mínimo até 2013. O terminal I já foi desligado, no entanto, o terminal II está nos planos do governo federal também para cessar as atividades.
Com o funcionamento do Complexo do Rio Madeira, a intenção da União/Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é fechar as atividades da Termo Norte (Usina termelétrica do Caiari). Caso isso ocorra, o Estado de Rondônia deixará de arrecadar R$ 168 milhões ao ano, em impostos.
Segundo Confúcio Moura, Rondônia irá acumular perda consideráveis pela cessação da geração da energia térmica II, por isso o governador trabalha num entendimento com a União para que a desaceleração da Usina seja gradual até que o Estado encontre outras fontes de receita para equilibrar as suas despesas.
Confúcio Moura argumentou ao Ministro que a usina vem funcionando há anos interligada ao Sistema Nacional de Energia e pediu a ele um diagnóstico do setor no Estado. A proposta do governo estadual é para que a usina continue interligada a rede nacional no intuito de suprir a necessidades do brasil.
“Este ano houve apagões diversos e inesperados no país, houve diminuição do volume dos reservatórios. Então, ela é bem vinda também, porque não desequilibra o Estado no seu quesito mais importante que são as receitas” disse Confúcio, segundo ele, esses foram os argumentos deixados ao secretário-geral da Presidência da República. “Queremos que a União/ Aneel promova o ressarcimento das perdas de ICMS no mínimo até 2013, ou então determine que a termo Norte continue com suas operações,” concluiu.
Fundo de Compensação
Em 2009 uma lei foi criada para dirimir essa problemática e um fundo ficou instituído para ressarcir essas perdas. Em 2012, o Estado foi compensado com R$ 51.280.564,55, mesmo assim, o Estado acumulou prejuízo econômico de receitas de ICMS em mais de 80 milhões.   Porém, ao levar–se em consideração de que o fundo estará em vigor apenas até 21 de dezembro de 2013.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS