OPERAÇÃO VULCANO - Empresas de ônibus terão que ter 100% da frota com acessibilidade

OPERAÇÃO VULCANO - Empresas de ônibus terão que ter 100% da frota com acessibilidade

OPERAÇÃO VULCANO -  Empresas de ônibus terão que ter 100% da frota com acessibilidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de Rondônia estão realizando fiscalização nas empresas de ônibus que fazem o transporte municipal e urbano para cumprimento da lei federal n° 5.296 de 2004 que determina que 100% da frota esteja adaptada com acessibilidade.
A operação Vulcano esta sendo realizada em todo o país e tem por objetivo fazer cumprir a legislação que obriga as empresas oferecerem acessibilidade em todos os veículos sob pena de sofrerem sanções.
Em Rondônia, segundo o agente de fiscalização do Ipem, Jovito Candory Pinheiro Neto, o trabalho começou por Porto Velho e será estendido para o interior do Estado. Até o momento a fiscalização foi realizada em seis empresas. Na manhã desta quarta-feira (21), a fiscalização foi realizada na empresa Três Marias que tem uma frota de 91 carros, mas apenas 36 são adaptados.
O gerente da empresa, Roberto Marciano disse que não tinha conhecimento sobre a Portaria n° 260 de 2007 que estabelece as normas de acessibilidade para o transporte coletivo urbano. Neste caso, o veículo deve atender uma série de critérios como o selo ‘Símbolo Internacional de Acesso’ com no mínimo quatro assentos para portadores de necessidades especiais e idosos, além de rampa para cadeirante e escada com degraus nas formas estabelecidas pela lei.
Roberto Marciano disse que a fiscalização deveria acontecer também nas paradas de ônibus, que também devem ser dotadas de acessibilidade e garantiu que em Porto Velho não existe nenhum ponto de ônibus dentro dos critérios. Neste caso a responsabilidade de implantar a acessibilidade e fiscalizar é do município.
O fiscal Jovito Pinheiro Neto falou que das seis empresas fiscalizadas nenhuma estão entro das normas exigidas pela lei. Todas as empresas foram notificadas e terão 10 dias para se adequarem sob pena de serem multadas se não atenderem a exigência. O último prazo dado, segundo a lei, venceu em venceu em 18 de dezembro de 2010.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS