A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), através do Shopping Cidadão, participou no sábado (10), da ação “Esporte e Cidadania” no Sesi Clube em Porto Velho e no domingo (11) de um mutirão social no distrito de Extrema.
O Plano FutuRO de superação da pobreza e erradicação da extrema pobreza, atua em três eixos prioritários promovendo inclusão e desenvolvimento aos rondonienses, são eles: inclusão produtiva, transferência de renda e acesso aos equipamentos e serviços públicos. “Através dos serviços de emissão de documentos realizado pelo Shopping Cidadão, a Seas promove cidadania á população mais carente e que mora nos lugares mais distantes, como o distrito de Extrema”, frisa a secretária da Seas e coordenadora do Plano FutuRO, Claudia Moura.
A ação Esporte e Cidadania é uma iniciativa do Serviço Nacional da Indústria (Sesi) em parceria com a Rede Globo de Televisão e conta com o apoio do Governo do Estado de Rondônia, através dos serviços oferecidos pelo Shopping Cidadão de emissão da primeira via da carteira de identidade, primeira via do CPF e a solicitação da 2ª via das certidões de nascimento e casamento. Nesta ação foram emitidas aproximadamente 50 carteiras de identidade para jovens a partir de 15 anos que ainda não possuíam a documentação.
Na ação social realizada no distrito de Extrema foram emitidas aproximadamente 35 carteiras de trabalho, 27 carteiras de identidade e solicitação de 2ª via das certidões de nascimento e casamento. Além de emissão de documentos, a ação contou com a presença do Corpo de Bombeiros que realizou palestras sobre noções de segurança em casa e primeiros socorros, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) que prestou orientações sobre proteção ambiental.
“O Shopping Cidadão está presente em todas as ações de cidadania realizadas no estado de Rondônia, entre elas a Operação Aciso que atende a população ribeirinha do baixo e médio Madeira, o Projeto “Governo Perto de Você” realizado em Buritis e que brevemente será realizado em Guajará-Mirim e a Ação Global em parceria com o Sesi e a rede Globo”, finaliza Claudia Moura.