Peruanos contribuem com resgate histórico e reativação da EFMM

Peruanos contribuem com resgate histórico e reativação da EFMM

Peruanos contribuem com resgate histórico e reativação da EFMM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para consolidar um projeto integral de valorização de diversos objetos que compõem a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), colaborar com a configuração de um museu sobre a ferrovia, elaboração de um livro com base em documentos que estão sendo resgatados de fontes estrangeiras que cooperam com o Instituto de Estudos Históricos del Pacifico (Inehpa) do Peru, além de formular projeto de reativação de um trecho dos trilhos, uma equipe do instituto, liderada pelo presidente Oscar Ferreyra Hare, e o director Francisco Pantigoso Velloso da Silveira, veio a Rondônia participar da inauguração do museu de Guajará-Mirim, nessa sexta-feira (9), em solenidade presidida pelo governador Confúcio Moura. A equipe justifica sua participação alegando que o Inehpa tem longa experiência no Peru com o "turismo ferroviário", auxiliado por especialistas na matéria.

Os peruanos chegaram na quinta-feira na Vila Murtinho "Iata", distrito de Guajará-Mirim, ex¬-vila dos ferroviários, seguindo para a sede do municipio, onde foram recepcionados no Pakass Palafitas Hotel durante almoço, e à noite em jantar oferecido pelo prefeito eleito, Dúlcio Mendes.

Após o evento em Guajará-Mirim, a comitiva virá para Porto Velho recepcionar o embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona, no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira e à tarde fará um city tour próximo à Usina de Santo Antonio, incluindo passeio de barco, acompanhados pelo secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Emanuel Neri e o superintendente estadual de Turismo (Setur), Basílio Leandro. Para a noite está previsto jantar no Rondon Palace Hotel com a presença de varias autoridades estaduais e municipais.

A programação neste sábado começa com palestra das 9h às 11h, no auditorio do Palácio Presidente Vargas, sobre Cooperação Cultural e Turística Brasil X Peru no Centenário da EFMM, com Oscar Ferreyra falando sobre os trabalhos do instituto e a transmissão de experiências na análise histórica e preservação de objetos arqueológicos, Elio Galessio, especialista em trens, autor do livro "Ferrocarriles del Peru", abordando sua pesquisa sobre a ferrovia; e Francisco Pantigoso, sobre a experiência do Inehpa no Brasil, em 2010, no Acre, com a preservação dos objetos da guerra acreana. A palabra será aberta também ao embaixador Jorge Bayona, ao secretário Emanuel Neri e ao secretário chefe da Casa Civil, Marco Antônio

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS