Nesta sexta-feira, 10, por volta das dez horas, o Governador Confúcio Moura estará em Guajará-Mirim para participar da solenidade oficial que irá entregar o prédio histórico da Estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ao Prefeito Atalibio Pegorini.
O patrimônio histórico com quase um século de existência, localizado às margens do Rio Mamoré, na fronteira entre Brasil e Bolívia, foi completamente restaurado pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, Caixa Econômica e Ministério do Turismo.
Em tempos áureos, foi através da Estação de Guajará-Mirim da lendária EFMM que foi escoada, para o mundo, boa parte das riquezas da vizinha Bolívia, assim como sua produção de borracha.
Quando a EFMM foi desativada, a estação de Guajará foi convertida em museu, se tornando em passagem obrigatória para visitantes e turistas de todas as regiões do Brasil e de diversos países do mundo.
Após um longo período fechado para obras de restauração e reforma, a população da Pérola do Mamoré, turistas e visitantes tem de volta a Estação da Madeira-Mamoré de Guajará, um símbolo que retrata a história da ocupação e do desenvolvimento da região, a partir da edificação da monumental Madeira-Mamoré que, ao longo de sua história, irmanou os povos do Brasil e da Bolívia.