O fortalecimento dos setores de esporte e turismo. Foi a tônica da reunião da Comissão de Esporte, Turismo e Lazer com desportistas na última quarta-feira (7), na Assembleia legislativa. O deputado Adelino Follador (DEM) presidiu os trabalhos ao lado das deputadas Epifânia Barbosa (PT) e Ana da 8 (PT do B), que ouviram as proposta do Governo, detalhadas pelo secretário Emanuel Nery, da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, e pelo superintende de turismo, Basílio Leandro de Oliveira. Nova reunião foi marcada para o dia 14, às 11h30, na Assembleia, para apresentação de propostas definitivas com a finalidade da elaboração de projetos e inserção no orçamento do Estado para o ano de 2013.
Nadylson Rodrigues, da Federação Aquática, foi enfático e considerou como retrocesso a ideia de se rebaixar a Secel para Coordenadoria de Esportes. “Se isso for verdade, estamos na contramão da história. Precisamos é de fortalecer a Secel em favor do desporto”, disse. Na ocasião, o deputado Adelino Follador disse não acreditar na proposta e comentou: “entendo que seja brincadeira essa notícia. Já fui prefeito por três vezes e sei o quando é importante se prestigiar o esporte de uma forma geral”. Nadylson reivindicou a construção de um parque aquático público e lamentou que a Secel tenha apenas dois eventos oficiais. Pediu explicações sobre o remanejamento de verba do esporte para outras areas.
O presidente da Federação de Futebol, Heitor Costa, foi taxativo na defesa da criação não apenas da Secretaria de Esportes, mas da de Cultura. “Só assim vamos fortalecer esses dois setores”. O dirigente do futebol, que já foi deputado estadual, reivindicou a construção do Palácio dos Esportes para acomodar todas as federações desportivas. Lembrou que tem que se pensar melhor no turismo em Rondônia porque, durante a Copa do Mundo que será realizada no Brasil, o Estado será procurado pelas belezas naturais que possui.
Os representantes da ginástica, do tênis de mesa, do xadrez, do handebol e do paradespotismo também usaram da palavra e, no geral, pediram maior incentivo ao esporte. Cobraram mais locais para a prática do esporte e lamentaram que o orçamento destinado ao esporte é pouco. Já a representante dos professores de educação física cobrou a contratação de profissionais capacitados para orientar na prática desportiva.
O secretário Emanuel Nery fez relato das ações que estão sendo empreendidas pelo Governo no esporte. Disse que pretende trabalhar em conjunto com as federações na elaboração do calendário desportivo de Rondônia e que vários projetos estão sendo analisado pela Procuradoria do Estado. Falou sobre a reforma do estádio Aluízio Ferreira e da intenção de criar o bolsa atleta. Já Basílio Leandro lamentou o corte no orçamento do setor de turismo. Disse que revitalizou o Conselho de Turismo, assegurou que vai ser ampliado o Bumbódromo de Guajará-Mirim, restaurado o prédio do Relógio, em Porto Velho, o Forte Príncipe da Beira e a praça do município de Chupinguaia, além de destacar o incentivo ao turismo ecológico.
Participaram da reunião com os deputados da Comissão de Esporte, Turismo e Lazer os representantes das federações: Heitor Costa (Futebol); Dirceu Antônio (Vôlei); Silvinho da Silva (Futsal), Edilson de Oliveira (Basquete); Pedro Nazareno (Ciclismo); Natanael Costa (Lutas Olímpicas); Rdrigo Cargiola (Tênis); Rames Souza Fonseca (Tênis de Mesa); Sílvio Roberto (Paradesportismo); Eursly Tourinho (Ginástica); Insterfeson Chagas (Desporto Escolar); Nadylson Rodrigues (Nastação); Newton Matos Filho (Xadrez) e Erasmo Santos (Handebol).