Capacitação muda realidade da propriedade rural

Capacitação muda realidade da propriedade rural

Capacitação muda realidade da propriedade rural

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Geração de trabalho, renda e produção de alimentos de qualidade tem sido a realidade das pequenas propriedades rurais de Rondônia cujos proprietários são capacitados pelo Programa Empreendedor Rural (PER). Com essa proposta, sete turmas estão em andamento no Estado.
PER é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o Sebrae/RO que, de 2007 até agora, capacitou mais de 1,2 mil produtores. São 136 horas de capacitação e que transformam as propriedades em empreendimentos rurais.
São parceiros ainda do programa Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Sindicatos de Produtores Rurais, Instituto Faperon e Ulbra.
Em visita às turmas em Andamento em Buritis e Ji-Paraná, o presidente da Faperon, Francisco Ferreira Cabral, afirmou que o programa “mostra a importância da permanência o produtor na propriedade, diversificando a produção, fundamental para o desenvolvimento dos centros urbanos. A capacitação faz dos participantes empreendedores e não apenas produtores rurais”.
“A propriedade rural é uma empresa e assim deve ser tratada porque tem seu valor de mercado aumentado. PER dá ao produtor conhecimento sobre gestão, planejamento e mercado”, diz Evandro Muniz, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ji-Paraná.
Inez Ales de Oliveira Feller, de Burutis, afirma que vai conseguir a meta de 35% de lucro sobre o capital investido em sua propriedade. “Aprendi com o PER que sem isso o negócio não vai para a frente e que a tendência é falir”, diz a produtora de frutos, gado de leite e de corte, porco e galinha de Buritis. Fredolini Kister e Neide Conceição também identificam evolução de suas propriedades a partir do PER, que dá, segundo Saulo Gomes Leite, do Sebrae, "às propriedades suporte técnico em gestão, planejamento e visão de mercado”.
Coordenador do curso de agronomia da Ulbra em Ji-Paraná, Valter Luiz Barbosa da Silva considera o PER “uma pós-graduação gratuita de 136 horas ensinando gerenciamento da propriedade. É uma excelente oportunidade de aprendizagem na visão do empreendedorismo”. Ele reuniu acadêmicos do último período de agronomia filhos de pequenos produtores rurais para a capacitação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS