Como forma de ampliar o atendimento e garantir que a população de Porto Velho tenha mais qualidade nos serviços oferecidos pela rede municipal de Saúde, o município passou a construir novas unidades e reformar as já existentes. Este planejamento vem reforçando a estrutura municipal de atenção básica e o resultado segundo o secretário municipal Williames Pimentel é um tratamento humanizado aos pacientes que procuram as UBS. “Assim como os profissionais de saúde se sentem melhor trabalhando num ambiente amplo, limpo, com equipamentos de qualidade, os usuários do sistema público, também se sentem melhor recebidos, e não se retraem na hora de procurar os nossos serviços”, disse Pimentel
Ele observa que algumas unidades de saúde há anos não recebiam este tipo de atenção. “Esta atual gestão não se manteve paralisada diante do aumento da demanda populacional e foi em busca de recursos para investir na saúde primária. E hoje podemos afirmar que saúde no município melhorou e muito e que nossa população está sendo bem atendida”, destacou.
O secretário relata que entre 2005 e 2010 a prefeitura de Porto Velho realizou a reforma e ampliação das unidades de saúde dos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre, São Carlos e Jacy Paraná e construiu Pontos de Apoio de Malária Flutuante em São Miguel, São Carlos, Jacy Paraná, Morrinhos, Joana D’Arc. E no centro urbano de Porto Velho reformou o Pronto Atendimento Ana Adelaide, do laboratório da unidade de saúde do Mariana, Socialista, Aponiã, Amorim de Matos, o SAE e o Centro Cirúrgico da MMME e Com isso a prefeitura pode ampliar o atendimento e prestar um serviço de mais qualidade.
O Centro de Reabilitação, a Central de Diagnósticos, a Maternidade Municipal, o SAMU, o Centro de Referência da Mulher e a Vigilância Sanitária também passarão por reforma e ampliação.
Até o final do ano a prefeitura deve entregar as unidades de saúde dos bairros Socialista II, Caladinho, Nova Floresta, Três Marias, Flamboyant, Castanheira e dos distritos de União Bandeirantes, Joana D’Arc, Calama, e Rio Pardo e ainda a reforma da Renato Medeiros.