O advogado Marcos Antônio Araújo dos Santos, com 16 anos de inscrição na OAB Rondônia – disse nesta sexta-feira, logo após reunião de trabalho com a candidata a vice-presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil pela chapa “OAB Sempre Forte e Atuante” que “a advocacia rondoniense experimentou importantes avanços nos últimos anos, fruto do trabalho dedicado da equipe da atual direção da Ordem. “Neste período” – rememora Marcos Araújo - o número de subseções passou de 10 para 18, com a construção de cinco novas sedes de subseções (Vilhena, Alvorada, Ouro Preto do Oeste, Jaru e Ariquemes) e reforma em outras quatro (Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Pimenta Bueno). Marcos Araújo destaca ainda a construção do hotel de trânsito, em Porto Velho (um indispensável ponto de apoio ao advogado do interior em trânsito pela capital) e a construção do novo Clube da OAB em Porto Velho, além do Clube do Advogado em Ji-Paraná.
São conquistas estruturais que, ao lado do trabalho de defesa das prerrogativas e valorização da advocacia, segundo Marcos Araújo, compõem um leque de inovações que permitiu a advocacia rondoniense avanços importantes, tanto institucional quanto do ponto de vista da visibilidade da profissão e do respeito que angariou junto à sociedade. E tudo isso, ainda de acordo com Marcos Araújo, sem reajustar em um centavo o valor da anuidade, que hoje constitui uma das mais baratas entre as 27 seccionais, bem ao contrário de quando Orestes Muniz assumiu a OAB em 2004, quando havia muita reclamação quanto ao valor da anuidade em Rondônia, comparando com o que a Ordem oferecia em serviços aos advogados.
Marcos Araújo é um rondoniense de família humilde que se esforçou muito para fazer universidade pública, graduando-se em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e inscrito na OAB Rondônia desde 1996, se constituindo em testemunho dos avanços que a instituição vem passando neste período. Para ele, a vitória da chapa “OAB Sempre Forte e Atuante” representa a garantia da continuidade dessas conquistas, já que há o compromisso do fortalecimento das ações da Escola Superior de Advocacia (ESA), com a construção de sua sede própria, e a construção da sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).