Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita Guajará-Mirim

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita Guajará-Mirim

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita Guajará-Mirim

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Na manhã desta quarta-feira (24), foi aberta a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Guajará-Mirim, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do governador Confúcio Moura, do senador Valdir Raupp e de diversas autoridades do Estado de Rondônia. O evento, organizado pelo Sebrae Rondônia em cooperação com o Sebrae Nacional e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, faz parte das políticas públicas do governo federal para fomentar o desenvolvimento tecnológico nos mais diversos segmentos da sociedade brasileira e se estenderá até o dia 27 de outubro.
Guajará-Mirim, localizada na fronteira entre o Brasil e a Bolívia teve sua origem devido a um avanço tecnológico, a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. No ano do centenário da inauguração da estrada de ferro, que tinha o objetivo de transportar a borracha ao longo do trecho encachoeirado dos rios Madeira e Mamoré, a realização de um evento com autoridades de todas as instâncias governamentais, federal, estadual e municipal, simboliza a união de esforços para o desenvolvimento da Amazônia do século XXI.
O tema da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, e se encaixa perfeitamente na realidade do município de Guajará-Mirim, que tem 93% do território de seu município ocupado por reservas e parques. Uma grande parcela de sua população depende do auxílio econômico governamental para sobreviver. De acordo com Cícero Alves Noronha Filho, presidente em exercício do Conselho Deliberativo do Sebrae Rondônia, a SNTC será uma excelente ocasião para se discutir a importância da sustentabilidade, a nível regional, em consonância com as decisões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Durante o evento de abertura Noronha entregou ao ministro uma carta de reivindicações do município de Guajará-Mirim com a finalidade de se elaborar um projeto de desenvolvimento sustentável para a região.
O governador Confúcio Moura falou da necessidade de se introduzir a iniciação da ciência e tecnologia nas escolas através da implantação de laboratórios. Ele também destacou a carência da existência de pesquisadores na região Amazônica “Não é possível que estados, por exemplo, como o Paraná, tenham mais mestres e doutores que todos os estados da região Norte.”, comentou.
“Rondônia é um Estado jovem, a maior parte de seus municípios não tem mais que 36 anos.”, explicou o Pedro Teixeira Chaves, diretor superintendente do Sebrae Rondônia e falou sobre a importância do Sebrae e de todo o Sistema S na disseminação do conhecimento. Esclareceu que a SNCT em Guajará-Mirim contará com a presença de diversas caravanas, consultores, empreendedores, estudantes e empresários que estarão envolvidos em atividades de clínicas tecnológicas, palestras e um seminário.
O senador Valdir Raupp falou sobre a união de forças em prol do desenvolvimento de Guajará-Mirim. Citou a aprovação do projeto de construção da ponte de interligação binacional Brasil-Bolívia, o projeto de implantação da escola federal de ensino científico e tecnológico nessa cidade e o sancionamento da legislação que permitirá a construção de lojas free shop nesse município.
O ministro Marco Antônio Raupp esclareceu que a disseminação da ciência e tecnologia tem que ser voltada para as reais necessidades do País e destacou que a parceria com as micro e pequenas empresas (MPEs) é essencial nos processos de inovação tecnológica. “O Sebrae tem um papel fundamental nesse processo de parcerias com as MPEs, pois realiza diversas capacitações no setor e ensina que o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento dos negócios”, completou. A seguir Antônio Raupp comentou que Guajará-Mirim foi uma das três cidades no Brasil que ele visitou durante a SNCT. A escolha se deu em virtude da necessidade de se homenagear o grande número de brasileiros que veio de diversas regiões do território nacional a fim de desenvolver a Amazônia. Ele ressaltou que a educação é a base de tudo e falou da necessidade de se melhorar a qualidade do ensino, tendo em vista que a bagagem educacional é a mola propulsora para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O ministro afirmou que enviará técnicos de seu ministério para a região a fim de avaliar o aspecto dos créditos de carbono e da possibilidade de se receber compensações através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. “Guajará-Mirim preserva a natureza, então pode utilizar os seus créditos de carbono como uma fonte de renda para o município.”, explicou. 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS