De açodo com informações da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito durante o último final de semana nas operações Trânsito Vivo e Lei Seca, (18 à 21 de Outubro), foram abordados 258 veículos, confeccionados 169 autuações do DETRAN/SEMTRAN, efetuadas 24 Remoções.
O major PM Lisboa Comandante da Companhia informou ainda que foram recolhidos 28 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), 53 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), confeccionados 45 medidas administrativas por embriaguez a condutores que recusaram a realizar o teste de etilômetro (bafômetro) e realizados 213 Testes de Etilômetros.
Foram efetuadas três prisões por Embriaguez ao volante e uma por Direção Perigosa. urante o último final de semana, verificou-se ainda que o número de acidentes reduziu aproximadamente3,70% em relação ao anterior, perfazendo duas ocorrências a menos.
O número de vítimas não fatais reduziu em aproximadamente em 5,08%, perfazendo três vítimas a menos que o da semana anterior. Os acidentes com vítimas reduziram em aproximadamente 9,76%, perfazendo quatro a menos e os com Danos Materiais aumentaram em aproximadamente 15,38%, perfazendoduas a mais. Não houve Vítimas Fatais registrada pela PM/CIATRAN. Fonte: CIATRAN.
Cavalo de Aço
A Operação Cavalo de Aço, tem seu foco voltado aos condutores inabilitados em motocicletas, veículos roubados e furtados, bem como a fiscalização de trânsito nos pontos de maiores incidências de acidentes, com os objetivos de reduzi-los.
Entre os dias 15 à 21 de Outubro, na Operação Cavalo de Aço, foram abordados 147 condutores, sendo oito carros e 139 motos, ao final da operação, foram removidos ao pátio do DETRAN: 35 motos, e recolhidas quatro Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 19 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Foram confeccionados 90 autuações do DETRAN/SEMTRAN e preso um por Desacato, uma Recaptura de foragido, dois menores na Direção.
A operação continua em andamento na área urbana da capital, sempre priorizando os locais e horários mais críticos para o trânsito de Porto Velho, visando sempre proporcionar maior segurança para os usuários das vias.
Do número total de infrações de trânsito confeccionadas desde o início da Operação, constata-se que as maiores são: Art.230 V do CTB, (Conduzir o veículo que não esteja devidamente licenciado ou registrado), com 1024 infrações correspondendo a 29,42% do total de infrações;
Art.162 – I do CTB, (Dirigir veículo sem possuir CNH ou Permissão para Dirigir), com 826 infrações correspondendo 23,73% do total de infrações; Art.232 do CTB, (Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos no CTB), com 704 infrações correspondendo 20,22% do total das infrações.