Segundo o oftalmologista Samir Bechara e a pediatra Ana Escobar, a catarata não é uma doença, mas conseqüência natural do envelhecimento humano. O cristalino (uma das lentes) do olho se torna opaco, o que embaça a visão. E é possível operar a catarata assim que surgir o desconforto. Troca-se, então, a lente turva por uma artificial, feita de silicone ou acrílico
Proteger os olhos do sol contra a catarata é importante. E a cor da lente dos óculos não interfere no bloqueio dos raios ultravioleta, e sim os filtros e materiais de que ela é feita.
A catarata e a degeneração macular passam longe de quem come alimentos ricos nas vitamina E e vitamina C. Se for um hábito cultivado desde a infância, melhor, mas até quem já passou dos 70 anos pode beneficiar deste tipo de alimentação.
Uma dieta colorida beneficia inclusive os portadores de degeneração macular em estado avançado. Alimentos ricos em ômega 3, como os peixes de água fria, as folhas verdes e grãos, aumentam a produção lacrimal e ajudam, inclusive, a prevenir a síndrome do olho seco.
Veja os alimentos que contêm vitaminas E e C:
Vitamina E: óleo de oliva (azeite), arroz integral, maçã, cenoura, alface, salmão, amendoim, ervilha fresca e vagem.
Vitamina C: goiaba, couve, brócolis, couve-flor, agrião, limão e laranja.
Acompanhem mais no “Arte na Cozinha” um programa com dicas, curiosidades, culinária e bem-estar – de segunda à sexta das 11h:30 as 12:00h da manhã na Rádio Boas Novas AM 660 KHZ ou pelo site WWW.rbn-pvh.com.br