Para atender a demanda de obras executadas e fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), o governador Confúcio Moura encaminhou à Assembleia Legislativa, mensagem com Projeto de Lei Complementar que visa à ampliação do quadro técnico de engenheiros e arquitetos do Departamento. Em caso de aprovação da Ale, os profissionais serão chamados conforme aprovação no concurso público realizado pelo órgão, no final de 2010.
O diretor-geral do DER, engenheiro Lucio Mosquini disse que a mensagem foi encaminhada à Assembleia na última quarta-feira, para apreciação dos deputados. “Um levantamento apontou a necessidade de profissionais de engenharia para atender a demanda na fiscalização de obras executadas pelo próprio órgão e também por empreiteiras, além da execução de projetos”, ressalta.
Mosquini, enfatiza, ainda, que a necessidade da convocação de profissionais na área de engenharia decorre dos projetos que o governo estadual está lançando, a exemplo dos projetos Asfalto Bom [que prevê 500 km de asfalto urbano para os municípios] e Canais da Cidadania [que visa a revitalização de igarapés e córregos urbanos].
Além disso, o Departamento executa o asfaltamento e a restauração de rodovias. Também fiscaliza as obras municipais realizadas com o recurso do Fundo de Infraestrutura para Transporte e Habitação (Fitha).
Agora, segundo Mosquini, tudo depende da Assembleia. “O governador Confúcio tem mantido ótimo entendimento com os deputados estaduais e o projeto visa beneficiar a população com a qualidade dos serviços prestados pelo DER”, complementa.