Na tarde do último domingo (14), madeireiros iniciaram uma paralisação em uma das pista da avenida Porto Velho em Frente a Praça central de Buritis, com objetivo de chamar atenção das autoridades aos abusos cometidos pelo IBAMA contra madeireiros que trabalhavam na região do Rio Alto.
Relata o Sr. Valdemir Sousa e Regi da silva que na última terça feira dia 09/10, 14:30 horas na linha Quarentinha do setor Rio Alto, onde aconteceu que dois tratores de roda, um CBT e um Valmet 128, foram incendiados por agentes do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Segundo Valdemir Sousa dono do CBT, estavam com os maquinários naquela localidade quando um helicóptero com agentes do IBAMA sobrevoava aquela região. Quando os agentes do IBAMA fizeram o pouso e foram se aproximando começaram a atirar em direção a Valdemir e Regi. Momento em que ambos fugiram assustados com o acontecimento.
Horas após quando retornaram ao local encontraram os dois tratores queimados, onde ainda segundo Valdemir os agentes do IBAMA usaram gasolinas que encontraram no local para causar o incêndio, alem de rasgar almofada do banco de uma moto TITAN, e causar outros danos a moto que estava estacionada no local.
Segundo informações cedidos pelos manifestantes, eram 05 agentes do IBAMA; sendo 03 homens e 02 mulheres.
Em entrevista a reportagem da Rádio Interativa os manifestantes disseram que não irão arredar até que medidas sejam tomadas pelas autoridades competentes para que eles não venham a correr risco, inclusive risco contra sua integridade físicas.
As informações foram cedidas pelos próprios manifestantes