MP-RO discute sobre cooperação jurídica em regiões de fronteira

MP-RO discute sobre cooperação jurídica em regiões de fronteira

MP-RO discute sobre cooperação jurídica em regiões de fronteira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia participou do II Workshop Grotius ¿ Cooperação nas Fronteiras, realizado no período de 03 a 05 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR), para discutir boas práticas de órgãos públicos no enfrentamento à criminalidade em zonas fronteiriças.

O workshop foi uma iniciativa do Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ/MJ), o Grotius teve sua primeira edição realizada em 2011.

Pelo Ministério Público de Rondônia estiveram presentes o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, e o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini.

Programa inspirado no Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), o Grotius tem enfoque na cooperação jurídica internacional e se apoia em três áreas: capacitação de agentes públicos; publicação de obras e estudos; e o incremento do ensino, pesquisa e extensão universitários.

A cooperação jurídica internacional em regiões fronteiriças apresenta algumas peculiaridades. De um lado, a proximidade entre as autoridades nacionais e estrangeiras envolvidas e, de outro, as formalidades inerentes à cooperação jurídica internacional.

O Grotius já capacitou, desde 2009, aproximadamente 200 operadores de Direito (advogados, juízes, membros do ministério público, defensores públicos).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS