Como forma de incentivo e promoção da autoestima das reeducandas do sistema prisional em Porto Velho, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), em parceria com a Vara de Execuções Penais (VEP), Conselho da Comunidade, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) lançaram o evento “Dia de Beleza”, que teve início na manhã desta quarta-feira (3) na Penitenciária Estadual Feminina (Penfem).
O evento vai até esta quinta-feira (4), quando durante todo o dia apenadas da Penfem, com um total de 109 mulheres, e da Provisória Feminina, com aproximadamente 50 detentas, terão atendimento de beleza com direito a cortes de cabelo, limpeza de pele, maquiagem, escova e prancha. O material de embelezamento foi doado pelo Conselho da Comunidade. A ação é uma iniciativa do Projeto Ressoar.
Representando a Assessoria de Reinserção Social da Sejus, Núbia Camacho fez a abertura do evento. “Temos o apoio do secretário Fernando Oliveira para desenvolvermos toda atividade que seja voltada para o bem estar e incentivo das reeducandas, e esperamos que esses dois dias sejam muito especiais para elas”, disse.
O secretário municipal da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno explicou que as voluntárias disponíveis para atender o evento passaram pelos cursos oferecidos pela secretaria, através de um programa federal, conduzido pelo município. “Até hoje, desde o início do ano, já temos sete mil inscritos nos cursos oferecidos pelo Senai, Senac e IFRO, instituições pagas pelo programa para capacitar esses alunos. Eles têm direito a uniforme e auxílio transporte no valor de R$ 40,00 por semana. São mais de 40 modalidades de cursos em todo o país, que atendem a famílias cadastradas no CadÚnico com renda familiar que não ultrapasse a três salários mínimos”, conta.
O programa será conduzido até 2014, e a oportunidade foi aberta às apenadas que saírem do sistema nesse período. “Quem não é cadastrado deve procurar a Secretária Municipal de Assistência Social e se inscrever no CadÚnico para conseguir uma vaga do curso de seu interesse junto à Semdestur”, completa o secretário Agnaldo Nepomuceno.
Núbia Camacho lembrou ainda que Nepomuceno também administra o Cine de Empregos em Porto Velho. “Quando saírem vocês podem procurar o Cine Municipal, levando seus certificados de cursos feitos no sistema que a oportunidade pode ser aberta”.
Nepomuceno diz ainda que “o Cine já tem encaminhado diversos egressos a oportunidades de emprego no mercado de trabalho, e estará sempre a disposição para ajudar”.