Os Árabes venderiam o barril de petróleo a um dólar? – Por Sergio Pires

Os Árabes venderiam o barril de petróleo a um dólar? – Por Sergio Pires

Os Árabes venderiam o barril de petróleo a um dólar? – Por Sergio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No início dos anos 90, um evento internacional do Partido Verde da Alemanha, reuniu representantes de vários países. Um dos participantes brasileiros viu um documento, já naquele tempo, em que apontava a área dos Yanomani (a hoje famosa Raposa Terra do Sol), muitos antes de ser entregue a meia dúzia de índios e às ONGs internacionais, como bilionária em recursos minerais. Mais de duas décadas antes da vergonhosa entrega de metade de Roraima a poucos índios e onde não se fala português, já se sabia do porquê do grande interesse internacional pela Amazônia e por essas áreas. E isso é apenas a ponta do icerbeg. Há minérios vitais para novas tecnologias e que existem só no Brasil. O nióbio é um deles. Por exemplo: a maior reserva de nióbio do mundo está em São Gabriel da Cachoeira (AM). O minério é vital para fabricação de turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços. Cerca de 98% de todo o nióbio do Planeta só se encontra no Brasil e, na maior parte, na Amazônia.
Vendemos essa rara riqueza, para o resto do mundo, a preços vis. Poderíamos faturar mais de 14 bilhões de dólares/ano, mas nossas vendas não chegam a um décimo disso. O preço internacional é determinado na Inglaterra, país que não tem uma pedra sequer deste produto. As grandes corporações internacionais pagam pelo nióbio, metal nobre e raro, um preço ridículo. Comparando: seria como se os árabes vendessem o barril de petróleo a um dólar. Deu prá entender? Então, são por essas coisas que as ONGs querem dominar a Amazônia. E o governo brasileiro sabe disso. Sabe hoje e sabia há décadas atrás, quando começamos a ser explorados. Com aval dos nossos governantes e de muitos quinta colunas, alguns apenas por ingenuidade, que estão entregando tudo de mão beijada para esses invasores.
 
MESMO DE SEMPRE
 
Dentro de duas semanas, ou seja, daqui a dois domingos, é dia de eleição. Escolha de prefeitos em 51 municípios rondonienses e dos dois que irão para o segundo turno na Capital. Os últimos dias da campanha estão trazendo à tona acusações, ataques e malandragens. Na Capital, mesmo com menos intensidade, se repete a catilinária de sempre. São nove candidatos, dos quais apenas quatro ou cinco, no máximo, têm chances
reais de chegar ao turno decisivo. Ninguém quer perder. Portanto, vale tudo. É bom o eleitor ficar de olho!
 
BAIXOU O NÍVEL
 
A disputa em Cacoal se transforma na mais dura, complicada e recheada de baixarias. Muitos ataques, poucas propostas. As primeiras pesquisas apontavam a deputado Glaucione Nery à frente do Padre Franco, que busca a reeleição. Agora, partidários do religioso tomaram conta do facebook, fazendo duros ataques à adversária e tentando, nas redes sociais, mudar o quadro que estava, pelo menos há algumas semanas, negativo. Ao invés de tanta baixaria dos dois lados, não seria melhor a comunidade de Cacoal escolher seu prefeito pelas melhores propostas?
 
PLEBISCITOS
 
É sempre bom lembrar. Além de eleger seus prefeitos e vereadores, quatro cidades de Rondônia também terão em plebiscitos, neste 7 de outubro: Nova Brasilândia, Castanheiras, Jaru e Governador Jorge Teixeira.. Em três dos casos, as questões são relacionadas com áreas que pertencem a uma cidade e podem ir para outra. No de Jaru e Jorge Teixeira, os eleitores das duas cidades vão dizer sim ou não à emancipação do distrito de Tarilândia. É bom os moradores dessas comunidades se informem sobre as votações, para não serem pegos de surpresa.
 
CINCO A MENOS
 
Os criminosos estão atacando em pleno dia, fazendo assaltos, roubando na saída de bancos, atacando empresas e pessoas, nas ruas ou dentro das próprias casas. Quadrilhas se formam para destruir atacar caixas eletrônicos e trazer o terror para as comunidades. De vez em quando, a polícia consegue prender alguns. Nessa semana, cinco criminosos que estava se preparando para trazer o terror em Porto Velho foram pegos em flagrante, graças a denúncias anônimas. São cinco a menos. Mas as outras dezenas continuam à solta...
 
TEM SERVENTIA?
 
Para que serve o Congresso, mesmo? Para o governo brasileiro, parece ser um poder apenas decorativo. Quando não concorda com projetos aprovados na Câmara e Senado, a presidente Dilma Rousseff veta e manda uma Medida Provisória com o texto que o Planalto quer. O governo não aceita perder no voto. Um exemplo disso é o que está acontecendo com o projeto do novo Código Florestal. Já aprovado na Câmara, vai ao Senado e deve ser aprovado lá também. Mas a presidente Dilma já avisou: vai vetar, porque não está exatamente como seu governo exige. Pode?
 
PARADOS
 
A semana começa com muitos problemas para a população. O caso mais grave é a dos bancos, que estão atendendo só nos caixas eletrônicos por causa da greve de mais de 80% dos bancários. Em greve também os policiais federais. Nessa semana, os agentes penitenciários devem parar. Os Correios em Rondônia pelo menos até agora não aderiram à paralisação nacional, mas isso pode acontecer a qualquer momento. Vigilantes de transportadoras de dinheiro também ameaçam parar, o que impediria o abastecimento dos caixas eletrônicos. Enfim, confusão geral. E o cidadão comum é quem mais sofre, como sempre.
 
PERGUNTINHA
 
Até quando Mano Menezes vai aguentar as vaias dos torcedores brasileiros contra seu trabalho no comando da nossa Seleção?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS