O prazo para inscrição no II Concurso Cultural de Vídeos de Curta-Metragem, com o tema “Vote consciente, transforme o mundo”, se encerra nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, às 17 horas. O concurso é promovido pelo Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa (CAOP-PPA) e podem participar alunos do ensino médio das escolas da rede pública e privada, no âmbito do Estado de Rondônia, devidamente matriculados e frequentando regularmente as aulas.
O edital completo do concurso está disponível no endereço eletrônico www.mp.ro.gov.br. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do MPRO. O interessado deve preencher um formulário com os dados solicitados e, após enviá-lo, anotar o número de inscrição, que será gerado automaticamente. De posse do número de inscrição, o candidato enviará por e-mail o vídeo com o qual concorrerá, informando o número de inscrição e o nome completo, para o endereço eletrônico concursocultural@mp.ro.gov.br, dentro do período estabelecido para inscrições no concurso.
A inscrição só será validada após o envio do vídeo e cada estudante só poderá participar com um trabalho. O vídeo inscrito deve ter duração mínima de 30 segundos e máxima de um minuto e trinta segundos; tamanho máximo de 9MB e formatos obrigatórios WMV ou MPEG, AVI OU MP4. Os vídeos inscritos serão avaliados pela Comissão Julgadora, que selecionará os cinco trabalhos que exibem melhores condições de concorrer à etapa final, segundo os critérios de adequação ao tema, originalidade, criatividade, harmonia e qualidade informativa.
Na etapa final, os vídeos selecionados serão publicados no Youtube (conta mprobr) e submetidos ao processo de julgamento para classificação de 1º, 2º e 3º lugar, sendo avaliados pelo público internauta, com base no maior número de visualizações.
O resultado final do concurso será divulgado no Diário da Justiça do Estado de Rondônia e no site do MPRO, no dia 14 de novembro. A entrega da premiação ocorrerá no dia 6 de dezembro, durante evento alusivo ao “Dia Internacional contra a Corrupção”, no auditório do MPRO, em Porto Velho. O primeiro colocado receberá um aparelho Tablet; o segundo colocado, um aparelho celular e o terceiro lugar, um aparelho micro system.