21 DE SETEMBRO - Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência

Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência

21 DE SETEMBRO - Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 21 de setembro comemora-se o DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, instituído pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Essa data serve para reflexão e sobretudo para a mobilização objetivando a promoção e a proteção dos direitos das pessoas com deficiência.
 A inclusão social é uma luta diária dessas pessoas, razão pela qual toda a sociedade deve se engajar nessa nobre missão. O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE) é um órgão superior de deliberação colegiada criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social, e faz parte da estrutura básica da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (Lei 10.683/03, art. 24, parágrafo único), consistindo em forte aliado nesse movimento social.
Além disso, o Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público do Estado de Rondônia lançará em breve projeto para a comemoração dessa data em âmbito estadual, promovendo ações de conscientização e mobilização sobre o tema. Mais do que isso, outras ações serão desenvolvidas visando à efetiva proteção e promoção dos direitos das pessoas com deficiência, em especial com vistas à consecução da Política Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e adesão do Estado de Rondônia e de seus municípios ao "Plano Viver Sem Limites", instituído pelo Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011.
A data serve ainda para destacar a necessidade de se combater qualquer forma de violência ou violação dos direitos desses brasileiros, para isso, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República tem canal aberto para a formulação de denúncia, o Disque 100. Assim, as denúncias podem ser feitas de forma anônima e gratuita:
* Pelo número 100;
* Pelo telefone: +55 (61) 3112-8400, para quem está fora do Brasil;
* Pelo site: www.disque100.gov.br
* E pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS