Governador apresenta dados de Rondônia para militares
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em viagem de estudos estratégicos, a comitiva de militares é constituída por três oficiais instrutores e 24 oficiais alunos que permanecerão de 16 à 23 de setembro em Porto Velho, como objetivo de aplicar a metodologia de estudo estratégico de área operacional e identificar as potencialidades e os componentes dos principais problemas estratégicos de Rondônia e os seus reflexos na área militar.
“O Brasil passa por um grande momento econômico, o que o coloca em evidência em relação ao mundo. Esse destaque faz com que voltemos nossa atenção para o nosso país, isso é o que nos traz aqui para realizar este levantamento estratégico, pois todos de forma direta ou indireta, somos responsáveis pela defesa de nosso país”, afirmou o Tenente Coronel Scafutto.
Durante a conferência, o governador apresentou informações referentes ao panorama das usinas hidrelétricas, hidrovia do Madeira, aeroportos, projeto da ferrovia, sistema de telecomunicação, balança comercial, dados sociais como empregabilidade, saúde, educação, segurança publica, gestão territorial, narcotráfico e desafios de crescimento para o Estado como modernização da gestão publica, inclusão social, competitividade e Gestão ambiental.
De acordo com o Tenente Coronel Scafutto, a atividade ocorre simultaneamente nas áreas estratégicas do Centro-Oeste (Campo Grande e Cuibá), Nordeste (Recife e Fortaleza), Amazônia Ocidental (Porto Velho e Boa Vista), Núcleo Central (Brasília e São Paulo) e Sul (Florianópolis e Porto Alegre).
ECEME
Criada através do Decreto 02 de outubro de 1905, a ECEME com mais de cem anos de tradição é considerado o estabelecimento de ensino de mais alto nível da Força Terrestre e está localizada desde 1940 na Praia Vermelho, recanto histórico da cidade de Rio de Janeiro, próximo ao pão de Açucar.
A escola tem por missão formar Oficiais de Estado-Maior para atuar como assessores nas grandes unidades, nos grandes comandos e escalões mais elevados da Instituição, bem como formar os futuros comandantes das Organizações Militares do Exército.
Para isso são ministrados cursos de Altos Estudos Militares para Oficiais das diversas Armas, Quadros e Serviços, além do curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exercito, constituindo condição indispensável para o acesso ao Generalato e habilitam o Oficial ao desempenho dos mais elevados cargos do Exercito Brasile
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!