Minério extraido em Guajará Mirim pode estar sendo usado em construção de bomba atômica no Irã

Minério extraido em Guajará Mirim pode estar sendo usado em construção de bomba atômica no Irã

Minério extraido em Guajará Mirim pode estar sendo usado em construção de bomba atômica no Irã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o título “Chávez, o laranja atômico ?”, a revista Veja desta semana publica reportagem assinada por Leonardo Coutinho onde informa que a Polícia Federal está investigando uma possível importação clandestina de minério do Brasil para o Irã com o objetivo de implementar o programa nuclear daquele país. O minério, segundo a reportagem, saiu de Guajará Mirim, em Rondônia, e foi apreendido na Bolívia.
“As rochas em estado bruto foram encontradas em sacos na garagem de um prédio em La Paz onde funciona o escritório do adido militar da Venezuela”, informa a revista.
De acordo coma reportagem da Veja, o governo boliviano disse tratar-se de urânio, matéria-prima para a bomba nuclear.
Ainda segundo a reportagem da Veja, “no dia seguinte um ministro boliviano disse que o que havia sido apreendido era tantalita, mineral usado na produção de ligas metálicas de alta resistência ao calor, à abrasão e à corrosão por substâncias ácidas, cararcterísticas ideais para a fabricação de peças para reatores nucleares e motores de foguetes e mísseis”.
Foi montada uma força-tarefa entre a PF, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Exército. Já se sabe que o minério encontrado em La Paz é proveniente de Guajará Mirim, em Rondônia, segundo a revista.
A tantalita de Guajará estaria saindo do Brasil clandestinamente para alimentar o programa nuclear iraniano. O minério seria importado pela Venezuela do presidente Hugo Chavez para depois repassá-lo ao Irã. “Outras 18 tolenadas de tantalita já estavam sendo encaminhadas para a Bolívia”, diz a reportagem.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS