Definiu
E parece que após a coluna falar sobre a indecisão de Hélio e Orestes em relação a candidatos da situação, eles chegaram a um consenso nesta sexta-feira e devem lançar Zênia Cernov, esposa de Hélio como candidata à vice-presidência e Ivan Machiavelli como presidente. A confirmação oficial deverá ser feita nos próximos dias.
Com isso
A disputa começa a ficar mais clara e passa a ser possível ter uma noção do que vem por aí. A coluna já havia antecipado meses atrás a possibilidade de Zênia entrar na disputa. Alguns advogados duvidavam.
Não adianta
A transposição finalmente está acontecendo, mas nos moldes que haviam sido combinados no início. A portaria que define as regras, bastante rígidas e claras, foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União e estabelece o que já se sabia, mas que ninguém gostava de ouvir nem de falar, que os servidores admitidos após 1987 estão fora. Por mais que exista parecer dizendo o contrário a coisa deve permanecer desta forma.
Agora
É evidente que cabem discussões no âmbito da justiça. Outro ponto importante que está na portaria diz respeito aos funcionários municipais. A opção de transpor será garantida apenas aos que foram contratados até 23 de dezembro de 1981. Servidores das estatais, como Ceron e os extintos Beron e Teleron também ficaram de fora. A portaria também deixa claro que os salários serão os mesmos pagos pelo Estado ou municípios na época da opção e não há nenhuma regra de transição, como andaram anunciando sindicalistas, Governo e parlamentares.
Os optantes
Terão 180 dias para ingressar com o pedido a partir desta sexta-feira.
É bom relembrar
Que a discussão sobre a transposição nasceu da necessidade de garantir os empregos dos servidores que haviam sido demitidos por José Bianco, quando governador. É bom relembrar também que a ex-senadora Fátima Cleide sempre deixou claro que, mesmo ocorrendo a transposição, ela seria com os termos que foram publicados na portaria desta sexta-feira. Fátima ficava irritada quando alguns paraquedistas políticos metiam o bedelho no assunto e desvirtuavam o que estava sendo discutido, principalmente aqueles que gostavam de vender promessas descabidas, como a possibilidade do transposto conseguir uma transferência para outros estados, como muitos queriam.
Sem rastros
A polícia não tem a menor ideia de onde andam os autores dos ataques ocorridos em Jacy Paraná no início desta semana, que deixou dois policiais feridos e um morto. Os bandidos, possivelmente um grupo de dez elementos, explodiram caixas eletrônicos e fugiram após tocar o terror na cidade. O secretário Marcelo Bessa convocou coletiva para dizer que nada sabia. Melhor seria não ter falado nada.
Pior
Que mais uma vez sobra para a população a ineficácia da polícia em conter esse tipo de crime. O próprio secretário Marcelo Bessa recomendou aos bancos que eles abasteçam os caixas com menos dinheiro. Ou seja, o que já é ruim, vai ficar ainda pior. Além dos bancos limitarem o valor de saque dos correntistas a no máximo R$ 1 mil por dia, agora o usuário corre o risco de encontrar o caixa vazio.
Na verdade
Grande parte da responsabilidade sobre esse tipo de ação deve ser imputada aos serviços de inteligência, tanto das policias estaduais como PM e Civil, quanto dos federais, Polícia Federal. Assalto à banco, seja ele caixa eletrônico ou agência é crime federal e os bandos que agem nesse segmento já são velhos conhecidos das policias. Agora, se tem gente nova na área, já era para estarem devidamente identificados e monitorados. Para isso que serve o sistema Guardião, usado pela PF e pela Civil.
Resultado
Mas nem tudo é desgraça. A Polícia Civil anunciou duas prisões importantes nesta sexta-feira. A primeira foi de Alecsandro Castelo Branco, responsável pelo assassinato da ex-namorada Raíssa Lopes, de 15 anos na terça-feira. Ele estava escondido na casa de parentes e após ter sido preso confessou o crime e disse que “os amigos me zuavam, por isso matei”.
Outra
Foi a prisão do bando responsável pelo desaparecimento de um casal e seu filho na região de Monte Negro, há 47 dias. Agnaldo da Silva Gonzales, 42 anos, Gleiciane Amaral Teotônio, 26 anos, e o filho do casal Mateus Gonzales, de apenas 05 anos sumiram sem deixar pistas. A polícia havia localizado o carro do casal incendiado e até hoje procura os corpos, que devem aparecer após a prisão do mandante e dos executores. O motivo do crime teria sido a ganância. O vizinho do casal, identificado como “Luizão” queria tomar os bens do casal. Ele achou que sumindo com eles, tudo seria dele.
Na Pérola
Em Guajará-Mirim a corrida sucessória vem esquentando. O PDT está com reais chances de fazer o prefeito, Rodrigo Nogueira e a candidatura do PMDB também vem se consolidando. Quem também disputa por lá é o ex-deputado estadual Miguel Sena. Já o PT tem como candidato o odontólogo Dúlcio.
Rebelião
E falando em Guajará-mirim, os peemedebistas de lá estão pedindo a cabeça da secretária regional do governo, Suzana Cury. Um documento do partido, assinado pela executiva e filiados pede ao governador Confúcio Moura a imediata exoneração da servidora. Ela andou pedindo votos para outros candidatos que não o do PMDB e isso deixou a turma revoltada.
Foi ela
Quem contratou um pai de santo que é seu “guia espiritual”. Mas parece que ele só vai trabalhar em espírito. Detalhes AQUI!
O documento
Foi entregue ao Chefe da Casa Civil Juscelino Amaral e ao presidente estadual do partido, Tomás Correia.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Maconha
Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia encontrou uma ligação entre o uso de maconha e desenvolvimento de câncer testicular. Os resultados sugerem que a droga dobra a probabilidade do surgimento da doença e confirma conclusões de pesquisas realizadas nos últimos anos.
Para o estudo, Victoria Cortessis, líder do trabalho, examinou o histórico de 163 usuários diagnosticados com o tipo de câncer e outros 292 homens saudáveis com a mesma idade e etnia.
O câncer nos testículos costuma ser diagnosticado em homens na faixa entre 15 e 45 anos. A malignidade é cada vez mais comum no mundo. Pesquisadores suspeitam que isso se deva ao aumento da exposição a causas ambientais ainda não conhecidas. Os pesquisadores também descobriram que os homens com histórico de uso de cocaína tiveram uma redução nos riscos de desenvolvimento do câncer testicular. A droga pode matar as células produtoras de espermatozoide, uma vez que tem este efeito sobre outros animais.