Em cumprimento à recomendação do Ministério Público do Estado (MP/RO), os adolescentes da Unidade de Internação Sentenciados I, localizada na Avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho, desde a última terça-feira (11) começaram a receber a refeição do almoço nos refeitórios construídos recentemente em cada bloco, cada um contendo dois alojamentos.
A recomendação do MP-RO soma ao trabalho que já vem sendo desenvolvido nas unidades pela Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), seguindo as metas do Governo da Cooperação de humanizar o tratamento e melhorar os serviços prestados, respeitando os direitos da criança e do adolescente. A refeição feita no refeitório promove a interatividade entre os adolescentes de cada bloco e o tratamento humanizado por parte de servidores socioeducadores. Novos pratos, copos e colheres de plástico também foram distribuídos.
Segundo a direção da unidade, oito alojamentos estão recebendo o benefício que atende a 14 adolescentes. A aceitação dos internos foi unânime. “Assim é bem melhor, a gente pode conversar com os meninos do alojamento ao lado e o almoço fica bem mais descontraído”, diz um dos adolescentes.