O deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa proposta de decreto legislativo que concede o título honorífico de Honra ao Mérito à professora Úrsula Depeiza Maloney, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia.
“A professora Úrsula Maloney, ao longo de mais de 40 anos de trabalho, contribuiu na formação de ilustres profissionais que hoje atuam como advogados, professores, médicos e outras profissões. É o reconhecimento a uma mulher que simboliza a dedicação e o empenho pela nossa educação”, disse Zequinha.
“A professora Úrsula é um exemplo de dignidade, de dedicação e de amor por Porto Velho e por Rondônia. Seu legado é conhecido e reconhecido por todos e a sua contribuição não pode ser esquecida. É uma homenagem justa e merecida, para uma cidadã que dedicou a sua vida à educação”, destacou Hermínio Coelho (PSD), presidente da Assembleia Legislativa.
A professora, hoje com 82 anos, é portovelhense filha de pai barbadiano e mão mato-grossense, pioneiros de Porto Velho. Ela começou a lecionar muito nova e teve colaboração direta na criação do Estado de Rondônia. “Sua contribuição foi decisiva para a implantação do sistema municipal de ensino. Úrsula Maloney também exerceu funções administrativas no Governo do Estado e na prefeitura da capital”, completou.
Ela atuou como professora e supervisora em várias escolas da capital, como a Barão do Solimões, Duque de Caxias, Samaritana, Castelo Branco, John Kennedy e Getúlio Vargas.