O bloqueio à BR 364, prometido pela população do Distrito de Vista Alegre do Abunã, foi adiado por pelo menos 24h. A garantia foi dada pelo administrador da localidade e que atende pelo apelido de “Jacaré”. Segundo ele as conversas com as autoridades caminharam um pouco, o que acalmou um pouco os ânimos da comunidade.
A região é uma das muitas de todo o Estado que não tem nenhum tipo de atendimento por parte da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD). “Na época em que lançaram o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), disseram que iriam levar água tratada e saneamento básico a 100 por cento do Estado de Rondônia e nós nunca vimos investimentos desses recursos na nossa região”, asseverou um morador.
Segundo informou o administrador do Distrito, que já mora na região há mais de dez anos, “em determinados setores daqui eu nunca vi chegar água tratada”, afirmou. Jacaré alegou também que em conversas anteriores também foram feitas promessas, mas nenhuma foi concretiza. “Só que agora a população já decidiu e se amanhã não forem cumpridas as medidas anunciadas os moradores fecharam a BR-364 e com isso bloquear a estrada que liga Rondônia ao vizinho Estado do Acre”, desabafou
Segundo o administrador a promessas é de que neste sábado, 01/09, será enviado à comunidade um caminhão pipa, o que deverá, de forma paliativa, reduzir as dificuldades vividas pela população, que sofre ainda mais por conta do intenso calor e da poeira, comuns na região Amazônia nesta época do ano.
A outra promessa, conforme relatou o administrador do Distrito, seria a presença de técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia na localidade para reunirem-se com os moradores e explicarem que medidas deverão ser adotadas para sanar o problema.