A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho, por intermédio de sua Delegada, Raquel Patrício da Silva, informa que no período de 3 a 6 de setembro próximo, vai atender no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), somente no período da manhã, das 8h às 12h. Segundo Raquel, a mudança no expediente é devido a treinamento e capacitação dos servidores da área de atendimento, nesse período, das 14h às 18h.
Atendimento pela Internet no Portal e-CAC
A Delgada Raquel Patrício da Silva orienta aos contribuinte a usarem o atendimento virtual no portal e-CAC no site www.receita.fazenda.gov.brpara efetuarem pesquisas sobre restituição, malha fiscal, expedição de certidão, situação fiscal, parcelamento simplificado e imprimir Darf e comprovante de inscrição do CPF. O atendimento desses serviços é a qualquer dia, inclusive finais de semana, gratuitamente, sem a necessidade de espera e perda de tempo em filas.
IRPF Malha Fiscal
As pessoas físicas cujas declarações estão retidas em Malha Fiscal devem consultar os motivos da pendência acessando o extrato da declaração com código de acesso ou certificação digital. O código de acesso é criado na própria página da Receita Federal do Brasil com indicação do número CPF, data de nascimento e número dos recibos de transmissão das últimas declarações de ajuste anual.
Retificação da declaração em casos de erros ou omissões
Em caso erros ou de omissão de rendimentos, abatimento indevido de despesas médicas, planos de saúde, pensão alimentícia, despesas com instrução ou dependentes, por exemplo, a Receita Federal sugere apresentar uma declaração retificadora o quanto antes. Isso evita multa de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) mais atualização SELIC sobre a diferença do imposto a restituir ou a pagar.
Fonte: Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho/Ascom