Evento que pretende levar informação ao publico sobre os benefícios do parto natural acontece neste domingo
Acontece neste domingo (05/8), às 17 horas no Espaço Alternativo a Marcha pela Humanização do Parto. Promovida pela Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras (Abenfo/RO), a ação é parte integrante do movimento nacional em prol da livre escolha da mãe pelo local de nascimento de seu filho.
Realizada simultaneamente em várias cidades do país, o evento busca orientar sobre os direito à uma assistência já fundamentada pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com Caryne Cielo, organizadora voluntária do evento, Rondônia é o estado que tem maior numero de partos cesariana no país. “O que era para estar em 10 à 15% do total de partos realizados no Estado está em 70%. É o único estado da região norte em que os procedimentos de cesariana estão acima dos partos normais e isto seria bom se houvesse uma real necessidade, porém em muitos casos os partos são de baixo risco”, alerta Caryne.
Perigo
O principal motivo desta estatística é a desinformação das mulheres que acreditam ser mais seguro o parto cesariana, porém há pesquisas e literatura que comprovam o alto risco do procedimento cirúrgico.
“Com este evento esperamos repassar informações para que as mães possam decidir com liberdade de escolha e não apenas acolher o que em muitos casos os próprios médicos vendem para elas”, afirma Caryne.