A prefeitura de Porto Velho afirmou ao Ministério Público Federal (MPF/RO) que até dezembro de 2012 estarão concluídos três dos seis viadutos de Porto Velho – um no Trevo do Roque, outro na Jatuarana e o terceiro na rua Três e Meio. O prefeito da cidade, Roberto Sobrinho, esteve ontem (31) no MPF/RO para informar sobre o andamento das obras, uma vez que há um inquérito civil público que acompanha a situação dos viadutos. O procurador da República Reginaldo Trindade, responsável pela investigação, afirmou que o MPF/RO continuará acompanhando o caso passo a passo.
Segundo o prefeito, o Município fará o possível para concluir também, ainda em 2012, os viadutos da Campos Sales e da Prudente de Morais. Algumas obras, como as marginais entre o Trevo do Roque e a avenida Campos Sales, bem como o viaduto da Mato Grosso, dependem das desapropriações previstas no projeto e que estão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Pela estimativa, cem famílias deverão ser indenizadas devido a desapropriação de suas moradias.
O MPF/RO irá cobrar do DNIT rapidez no trabalho de levantamento dos imóveis que precisarão ser desapropriados. A prefeitura informou que irá colaborar no reassentamento destas famílias após a conclusão dos levantamentos feitos pelo DNIT.
Além do prefeito, participaram da reunião o secretário de Projetos e Obras Especiais Israel Xavier, secretária adjunta Silvana Cavol Erbert e alguns assessores.