Um incêndio em uma área verde aos fundos de um condomínio residencial, localizado no bairro Novo Horizonte, zona Sul de Porto Velho, no início da tarde desta segunda-feira (30) assustou centenas de moradores da região.
De acordo com populares, o fogo se alastrou de forma rápida e a qualquer momento poderia tomar conta das casas próximas ao muro que dividia as residências do matagal incendiado.
Por mais de uma hora, moradores correram com baldes de água tentando amenizar a situação e esperando a chegada do Corpo de Bombeiros que só apareceu no local após muito tempo de intenso fogo.
Quando chegaram ao local, os bombeiros simplesmente afirmaram que não apagavam fogo em área verde e que iria mandar uma equipe para avaliar se tem risco para as casas, mesmo com muita fumaça ainda saindo do mato eles foram embora.
Moradores do residencial Araguaia, principal área atingida pela fumaça, afirmaram que devido ao fato da área em chamas ser um local de propriedade pública, pois se trata de área verde eles ligaram para a SEMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e foram muito mal atendidos.
De acordo com um dos moradores, um funcionário da secretaria de meio ambiente afirmou que a SEMA não apagava fogo e não poderia fazer nada, sequer atendeu repassou a informação para averiguar os motivos que levaram ao incêndio. Apenas informou que a função da SEMA se limita em multar.
“Estamos assustados e indignados, hoje escapamos por sorte, pois o vento acalmou o fogo, porém estamos correndo o risco de acordarmos com nossas casas em chamas”, disse um dos moradores.