A implantação do Projeto Patrulha Eleitoral foi tema de uma reunião, no dia 17 de julho, no auditório da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno. Participaram da reunião a Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro, designada para o Ministério Público Eleitoral; o Chefe do Cartório Eleitoral de Pimenta Bueno, Márcio da Silva Vicente, e alunos das escolas Marechal Cordeiro de Farias, Raimundo Euclides Barbosa e da Rede SESI de Pimenta Bueno.
O Projeto Patrulha Eleitoral foi implantado por intermédio do Programa Eleitor do Futuro. O projeto tem como objetivo fomentar, entre o público jovem, o gosto pela participação no processo eleitoral, fiscalizando a conduta dos candidatos, o compromisso de cada um deles com as regras da campanha, com a ética e a probidade durante e após o período eleitoral.
Na ocasião, a Promotora de Justiça proferiu palestra, em que abordou os seguintes pontos: conceitos iniciais sobre república e monarquia, regimes e formas de governo, formas de participação do cidadão; as eleições e as condutas vedadas aos agentes públicos em campanha eleitoral. A Promotora tratou ainda da parceria entre o Ministério Público de Pimenta Bueno e o Tribunal Regional Eleitoral visando garantir o perfeito andamento das eleições 2012, bem como da importância da participação de todos nesse processo.
O chefe do Cartório Eleitoral discorreu sobre as regras de propaganda eleitoral. Ao término da reunião foram distribuídas pelo Cartório Eleitoral as cartilhas do projeto.